sábado, fevereiro 28, 2009
Diário do Paraíso de Itacaré
quinta-feira, fevereiro 26, 2009
Não te dou o direito
Itacaré-Ba, entre folias e meas culpas
Com atrações musicais para gostos e idades variados, o Itacaré folia rendeu saldos positivos nos quesitos tranquilidade e organização. Nenhuma ocorrência grave foi registrada durante os dias da festa, que aconteceu da última sexta (20) até terça-feira (24). Os foliões também puderam transitar no circuito sem preocupações, já que os ambulantes foram distribuídos em espaços previamente estabelecidos e o trânsito esteve interditado, contando com a presença de agentes da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito.
Para garantir a segurança no circuito do Itacaré Folia, na Praia da Coroinha, a Polícia Militar disponibilizou 35 homens por noite, contando com o reforço da Companhia de Ações Especiais da Região Cacaueira (Caerc). A Polícia Civil também integrou o esquema de segurança, organizando uma escala extra para atendimento à população. "Foi um carnaval de muita paz e as estatísticas foram bastante satisfatórias, com menos de uma ocorrência por noite e sem casos muito graves", declarou a delegada Lisdeilli Nobre.
Leia mais no Foco Regional
Prefeitura de Itacaré busca regularizar situação financeira.
Para que o município possa firmar convênios e captar recursos para investir em serviços e obras para a comunidade, a Prefeitura de Itacaré vem buscando regularizar sua situação financeira. A gestão anterior deixou mais de 10 pendências, sendo o maior débito com a Previdência Social, que chega a mais de R$ 12 milhões. O vice-prefeito e secretário de Finanças, Rosival Bispo, informou que estão trabalhando para a negociação das dívidas, uma vez que o governo federal ampliou o parcelamento de 60 para 240 meses. O anúncio foi feito durante o Encontro Nacional dos Prefeitos e Vice-Prefeitos Eleitos, realizado nos últimos dias 10 e 11 em Brasília.
De acordo com Rosival Bispo, os débitos do município foram descobertos somente após a posse do atual prefeito, Antônio de Anízio, uma vez que não houve processo de transição de governo. "Não obtivemos quaisquer informações antes de assumirmos a administração municipal. Ainda estamos levantando os débitos e há muito o que corrigir, pois a situação está negativa ", declarou.
Na íntegra no Foco Regional
...
Cada qual com cada qual. Na Foto a Câmara reformada ( com cores mais discretas )ao lado da Prefeitura
Que a Câmara cumpra sua função e reconheça que teve 4 anos para fiscalizar as contas da Prefeitura.
O Poder Executivo deve prestar contas, e o Poder Legislativo deve fiscalizá-las.
Diz o art. 31: A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei. E o § 1º diz: "O controle externo da Câmara Municipal será exercido com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Município ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios, onde houver".
http://itacarepolitica.blogspot.com/2008/08/funes-de-vereador.html
Aos moradores e turistas que nos visitem conheçam quem teve o poder nos últimos anos e os que permanecem nele.
E vamos aprender a questionar este poder e não receber os problemas após 4 anos!
É mais do que tempo de amarem a cidade de Itacaré, respeitarem esta terra e seus moradores.
Recolham as pedras e edifiquem sólidamente as bases do que chamam de Paraíso
LINKS No Itacaré Politica
Promessas Candidatos Itacaré
REGALIAS DA CASA DO POVO
Funções de Vereador
Posição e Funções de Prefeito
quarta-feira, fevereiro 25, 2009
SOS Bahia DENGUE
900 CASOS DE DENGUE EM 45 DIAS NA CIDADE DE ITABUNA
Na Bahia, este ano, já foram notificados mais de 6.500 casos de dengue, 184 do tipo hemorrágico.
ITABUNA TEM SEGUNDA MORTE POR DENGUE HEMORRÁGICA
...
Este ano, já foram confirmados 64 casos de dengue hemorrágica no estado. Seis pessoas morreram. O número de mortes já é quase metade do registrado 2008.
Em Salvador já foram notificados, de janeiro até agora, 114 casos de dengue clássica e 18 de hemorrágica. A maioria nos bairros do Cabula e Arenoso. No estado, 135 municípios baianos já registraram casos de dengue este ano.
Estado - Das seis mortes na Bahia provocadas pela dengue, uma em Porto Seguro e outra em Itabuna foram confirmadas nesta quarta-feira pela Secretaria Estadual da Saúde.
Itabuna está em situação de emergência por causa da doença. Nos primeiros 45 dias deste ano foram notificados, na cidade do sul do estado, 900 casos da doença, quase a metade do total de 2008. Os hospitais estão lotados.
No Hospital de Base, 15 pessoas estavam em observação esta manhã. Do lado de fora, mais gente aguardando atendimento. Para atender a demanda, uma sala que foi construída para cirurgias do coração será adaptada com 24 leitos ainda essa semana.
No Hospital Infantil Manoel Novaes, a situação é mais preocupante. Foram contratados mais três pediatras. Estão internadas mais de 50 crianças com suspeita de dengue.
'Meu filho chegou aqui muito doente, vomitando sangue e foi muito bem cuidado. Aqui tem muitas outras crianças muito doentes com esse problema de dengue', conta, entre lágrimas, a dona de casa Cristiane Araújo.
Nas ruas, os agentes intensificam as ações. Em um quintal, eles encontraram muitos focos dos mosquitos.
Sudoeste - Jequié também está em situação de emergência por causa da dengue. Mais da metade de todos os casos notificados no estado foi registrada no município. Uma morte foi confirmada.
Desde o início do ano, os três hospitais da cidade estão lotados. No Hospital Prado Valadares, o maior do município, uma ala inteira foi separada para atender casos de dengue.
Só no Prado Valadares chegam, em média, 80 pessoas por dia com sintomas da doença. O trabalho dos agentes de combate ao mosquito da dengue foi intensificado em toda a cidade. Até os cemitérios estão sendo vistoriados.
No iBahia
terça-feira, fevereiro 24, 2009
Um dia você percebe
Um dia você percebe
Um dia você percebe
Que é poderosa
Que seu suor perfuma
Que seu grito tem eco
Que teu brado é forte
Que você não foge da luta
Que pode criar seu povo
E reconhecê-lo
Um dia você percebe
Seu espírito
E alcançará o divino
Um dia você percebe
A liberdade...
Ana Maria C. Bruni
Na íntegra no Blog da Lei Maria da Penha:clique, aqui
segunda-feira, fevereiro 23, 2009
Máscaras
Hospes comesque corporis,
Quae nunc abibis in loca
Pallidula, rigida, nudula,
Nec, ut soles, dabis iocos..."
Pequena alma, terna, inconstante
Hóspede e companheira de meu corpo,
Vais descer aos lugares pálidos, duros, nus
Onde deverá renunciar às brincadeiras de outrora...
Adriano, Imperador
Tanto riso, Tanta alegria, TANTA DENGUE
A duas horas de Eunápolis e a duas horas e quarenta minutos de Porto Seguro, Itabuna já a segunda cidade do país com mais casos notificados de dengue.
Itacaré é recomendada pelo "NY Times"
A praia de Itacaré, na Bahia, é destaque no guia "53 lugares para conhecer em 2008", do jornal The New York Times.
A praia baiana ficou em 41º lugar entre os destinos escolhidos pelo jornal americano, à frente inclusive de Nova York, Londres e Las Vegas.
A presidente da Embratur, Jeanine Pires, afirma que o nordeste brasileiro está chamando a atenção do mercado nos Estados Unidos.
A empresa realiza ações especiais em Los Angeles e em Nova York para divulgar o Brasil. O diretor de relações internacionais da Associação Brasileira das Agências de Viagem, Leonel Rossi Junior, lembra que Itacaré foi classificada pelo guia como um lugar ainda discreto demais para chamar a atenção do grande público, mas a praia está preparada para receber o turista doméstico e estrangeiro, com hotéis sofisticados, resorts e pousadas.
Da Band News - Ouça
Esse barulho eu conheço de outros carnavais
Não é de hoje que os ruídos do carnaval incomodam muita gente. O rufar dos tambores, as conversas animadas e a empolgação da melodia podem ser simpáticas a maioria dos brasileiros, mas não agrada a todos. Para manter a ordem (não só em tempo de carnaval), diversos dispositivos jurídicos são utilizados visando combater a poluição sonora.
Com objetivo de garantir a manutenção da ordem, as condições de trabalho e o sossego alheio, o decreto-lei 3.688, de 3 de outubro de 1941 (Lei das Contravensões Penais clique aqui), prevê em seu art. 42:
Art. 42. Perturbar alguém, o trabalho ou o sossego alheios:
I - com gritaria ou algazarra;
II - exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;
III - abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;
IV - provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem guarda:
Pena - prisão simples, de 15 (quinze) dias a 3 (três) meses, ou multa.
O Conselho Nacional do Meio Ambiente CONAMA, também publicou uma resolução que dispõe sobre critérios de padrões de emissão de ruídos decorrentes de quaisquer atividades industriais, comerciais, sociais ou recreativas, inclusive as de propaganda política (Resolução CONAMA nº 1, de 8 de março de 1990 clique aqui); por considerar os problemas dos níveis excessivos de ruído um empecilho ao Controle da Poluição de Meio Ambiente.
Do MIgalhas
Nos desarmaram!
Se soubessem que estamos armados e que a população não vai perdoar a turma ficaria mais atenta.
Leiam :
INSS x Operação Espantalho no Sul baiano
Operação Espantalho: vice-prefeito é suspeito | |
A Delegacia de Policia Federal em Porto Seguro, a 700 quilômetros de Salvador, deflagrou na manhã desta quarta-feira (4), a Operação Espantalho nas cidades de Alcobaça e Caravelas, no extremo sul da Bahia. Segundo a polícia, a ação pretende combater fraudes previdenciárias praticadas contra o INSS. Após representação formulada pela PF, foram expedidos pela Justiça Federal em Eunápolis, em desfavor dos envolvidos no esquema criminoso, quatro mandados de prisão e sete mandados de busca e apreensão. As investigações duraram cerca de nove meses e desnudaram a presença de organização criminosa voltada para a obtenção fraudulenta de benefícios de natureza previdenciária por meio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alcobaça na Bahia. Nome de gato é incluído no Bolsa Família Vice-prefeito responde por receber bolsa-família De acordo com a polícia, a fraude consiste na falsificação de documentos para a comprovação de vínculos contratuais e exercício de atividade rural inexistente, através da produção de contratos de arrendamento, parceria e comodato rural forjados, além de notas de vendas de produtos agrícolas e comprovantes de cadastro no Incra ideologicamente falsos. Ainda segundo a pólícia, os documentos eram apresentados ao INSS quando da solicitação de aposentadoria por exercício de atividade rural, por pessoas aliciadas pelos integrantes do esquema criminoso, as quais, em muitos casos, declaravam-se trabalhadores rurais mesmo não tendo exercido qualquer atividade no campo. Em levantamento preliminar, verificou-se que há pelo menos 500 benefícios com suspeitas de irregularidade na documentação que originou os pedidos administrativos, num prejuízo mensal estimado em mais de R$ 200 mil aos cofres do INSS. Entre os envolvidos se encontram o vice-prefeito do município de Alcobaça na Bahia, bem como dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alcobaça na Bahia, entre os quais um ex-vereador, além de possíveis servidores públicos federais, cooptados pela organização criminosa, cuja participação será aprofundada no decorrer das investigações. No iBahia |
Um dia voce percebe
Um dia mulher,você percebe
Que te deram só um dia
E você ainda agradece
Um dia você percebe
Que não vive na paz
E sim no medo
Um dia você percebe
Seu desalento
Deixa cair a máscara da sobrevivência
e momentaneamente se rende
Um dia você percebe
Que poderia ter dado
Uma resposta melhorzinha
E se sentido bem
Um dia você percebe
Que sua voz não é ouvida
Que escutam outros sons
Diferentes dos seus
Um dia você percebe
Que não pode mais rir
Da desonra, da corrupção
Da falta de ética, do descaso
Um dia você percebe
Que existem valores
Na virtude, no compromisso,na lealdade
Na integridade, solidariedade,na honestidade.
Um dia você percebe
Não ser mais capaz
De seguir o fluxo
E o refluxo
E nada contra a corrente
Um dia você percebe
Que pode tirar as grades de sua casa
E encarar os invasores
Um dia você percebe
Que seus sonhos
Se tornam realidade
Que a solidão
é tua fiel companheira
e te abraça com abrigo
Um dia você percebe
que os vícios são abomináveis
que a família é fundamental
que seus direitos são seus direitos
Um dia você percebe
Até que ponto foi carregada pela vaidade
E para onde a soberba te arrastou
E segue pela humildade
Um dia você percebe
seu cansaço
Sua anestesia moral
e começa a prestar atenção
Um dia você percebe
A força do poder
E aprende como combatê-lo
Um dia você percebe
Que não quer outro chão
E aprende a cuidar onde pisa
Um dia você percebe
Que a verdade é mais forte
E que vale a pena clamar por justiça
Um dia você percebe
Que não adianta olhar para trás
Mas observar o passado
caminhar decidida no presente
e tecer o futuro
Um dia você percebe
Que é poderosa
Que seu suor perfuma
Que seu grito tem eco
Que teu brado é forte
Que você não foge da luta
Que pode criar seu povo
E reconhecê-lo
Um dia você percebe
Seu espírito
E alcançará o divino
Um dia você percebe
A liberdade...
Ana Maria C. Bruni
sexta-feira, fevereiro 20, 2009
a quem interessa manter uma boa parte da população brasileira desinformada oooooooo
Eu não sei quanto dá 16%
do total da população brasileira..mas, só sei que é gente pra dedél...em sendo assim, seria bom que a Rede Globo , o Jornal do Brasil e a imprensa em geral prestasse mais atenção em quem eles vetam e demitem. Na mesma linha que a blogueira de Itacaré, Ana Maria Bruni, pergunta, perguntarei também...a quem interessa manter uma boa parte da população brasileira desinformada ou apenas meio informada?
Podemos ser, por enquanto, somente 16% , mas...podemos, certamente, fazer uma barulhão!
da Dois em Cena
....
Boa pergunta da blogueira do Itacaré news!!!!
Sobre a matéria postada no Itacare News Por que querem drogar o povo brasileiro?
...
Um focinho é capaz de denunciar onde estão toneladas de drogas
Não substimem os que sentem o fedor da podridão!
Ana Maria C. Bruni
Dengue + Dengue
Foram mais de 4.200 casos de dengue notificados só no mês de janeiro, na Bahia. Em Salvador, 208 casos ocorreram desde o início do ano. Dois de dengue hemorrágica foram confirmados. E tem mais: sete pessoas estão internadas no Hospital Couto Maia, todas com suspeita de dengue hemorrágica.
Em Salvador, foi encaminhado ontem à 8ª vara da Fazenda Pública, o pedido do Ministério Público para que agentes de saúde da capital possam entrar em imóveis abandonados. Mas, a juíza Aidê Ouais, que vai ser responsável pelo julgamento, ainda não recebeu o processo.
Na semana passada, o juiz da 10ª Vara Cível, para onde o pedido tinha sido encaminhado primeiro, disse que não era competente para decidir sobre o assunto.
Quatro crianças morreram na Bahia este ano, vítimas da dengue: uma em Jequié no sudoeste e três em Porto Seguro no sul da Bahia. Na segunda-feira (17), uma menina de quatro anos morreu com suspeita da doença em Itabuna, também no sul.
No iBahia
..
Enquanto isto a Bahia se prepara para o Carnaval!
na foto Dengue Hemorrágica
Voce já teve dengue?
Imaginem a hemorrágica!
Neste blog várias matérias sobre dengue
Barcos para Itacaré
Pescadores baianos terão barcos para pesca oceânica | |
Salvador - Pela primeira vez, pescadores baianos terão à disposição equipamentos para a prática da pesca oceânica em grande escala ao longo do litoral baiano. Um acordo de cooperação técnica entre a Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), e a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, da Presidência da República (Seap), vai capacitar os pescadores das cooperativas de pesca de Camaçari, no Litoral Norte, e de Itacaré, no sul do estado, para operar embarcações oceânicas com capacidade acima de 35 toneladas de pescados. O acordo faz parte do Programa Nacional de Financiamento da Ampliação e Modernização da Frota Pesqueira Nacional (Pro-Frota), que financia a aquisição de barcos pesqueiros para a pesca oceânica, destinados às cooperativas de pescadores em todo o país. O Pro-frota tem por objetivo incentivar a formação de uma frota genuinamente brasileira, incrementar a produção nacional de pescado, recuperar recursos que estão em situação de sobrepesca ou colapso, promover a exploração da Zona Econômica Exclusiva e de águas internacionais e proporcionar a eficiência e sustentabilidade da frota pesqueira costeira, continental e oceânica. Até o final do próximo mês, quando todos os estudos técnicos tiverem sido concluídos e apresentados pela Bahia Pesca à Seap, deverá ser assinado um convênio com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para a construção dos quatro barcos dois para a Cooperativa de Pescadores de Camaçari e dois para a Cooperativa de Itacaré. A expectativa é que as embarcações sejam entregues dentro de um prazo de um ano e meio. Os barcos irão atender a aproximadamente 180 pescadores associados nas duas cooperativas. Na reunião ocorrida na sede da Bahia Pesca, na segunda-feira (16), com a presença de representantes dos pescadores, Banco do Nordeste, Casa Civil do Governo do Estado e da Seap, ficou definido que, no dia 25 de março, será apresentado pela empresa baiana, o plano de ação para que seja viabilizado o convênio para a aquisição das embarcações. "É um desafio e um novo marco para a pesca na Bahia", disse o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli. |
Pânico no interior do paraíso de Itacaré
Assaltos geram pânico na zona rural de Itacaré
Ana Cristina Oliveira, da Sucursal Itabuna
"Ficamos em poder dos marginais das 12h até às 14h30, fomos ameaçados e obrigados a dar R$ 600 que tinha em casa, relógios e vários outros pertences", disse Marivaldo. Ele tem uma pequena oficina para consertos de geladeiras, fogões e outros utensílios de casa e teme nova ação dos assaltantes. A mulher dele, que toma medicamentos controlados, ainda está traumatizada. Marivaldo acha que os marginais sabiam que ele tinha o dinheiro em casa, porque a maior parte dos marginais nasceu e mora na área.
VINGANÇA Para José Carlos Bispo dos Santos, que trabalha no colégio da localidade de Ponto Novo, quando acontecem esses casos de violência, as pessoas ficam com medo de dar queixa, por causa de vingança. Marivaldo não prestou queixa e muitos outros também não, segundo ele, que não quis ser fotografado com medo de ser reconhecido. "Os vagabundos ficam na estrada principal, que liga os povoados com a BR-101 e a BA-001, e assalta, porque os buracos obrigam os motoristas a trafegarem em baixa velocidade", diz José Carlos.
Ele diz que depois de assaltar, os marginais atravessam o Rio de Contas e vão para a Faisqueira, bairro da periferia do município de Ubaitaba. O trabalhador rural Gildásio Anunciação dos Santos, que trabalha na Fazenda Alvorada há 9 anos, diz que os malandros pesquisam para saber se alguém recebeu algum dinheiro e mandam os comparsas fazerem o assalto. Eles sabem que a polícia não aparece nos ramais de acesso às localidades, que estão em pior estado que a estrada principal.
José Carlos desataca que a violência melhorou, depois que a polícia prendeu dois homens, há cerca de 40 dias. A pequena produtora Edite Vieira de Jesus, disse que tem muito medo, por causa da falta de policiamento. "O que fizeram com Marivaldo e a mulher dele foi muito cruel", lamenta Edite. Até pouco tempo, segundo Edite, não assaltavam nos ramais, só na estrada principal, já mais perto dos municípios de Ubaitaba e Aurelino Leal.
Pedro Vasconcelos, também pequeno agricultor, disse que tem muito medo, porque as localidades são desertas e até aparecer alguém para socorrer, as vítimas já podem estar mortas. O servidor público Leonam Sampaio disse que há cerca de um ano a violência vem diminuindo muito, depois que policiais da Companhia de Ações Especiais da Região Cacaueira (Caerc) passaram a fazer rondas. Por conta disso, no distrito de Taboquinhas há algum tempo não ocorrem assaltos, segundo Aldilene Santos, moradora há 25 anos em uma fazenda, na região da Rua de Palha
sábado, fevereiro 14, 2009
Aquarius Nova Era
e Jupiter se alinhar com Marte,
Então a PAZ guiará os planetas
e o Amor varrerá as estrelas "
No alvorecer do dia 14/fevereiro, o Cosmos realmente vai personificar este perfeito alinhamento que irá apoiar nossa manifestação coletiva de Amor e PAZ, no alvorecer da Era de Aquarius.
Veja mapa astral do dia 14/fev que revela uma incrível concentração de influências cósmicas combinando com as energias de Aquarius na décima segunda casa.
sexta-feira, fevereiro 13, 2009
Nossos tesouros biológicos: Cerrado e Mata Atlântica
..tesouros biológicos; duas dessas regiões estão no Brasil e uma delas é a do Cerrado (e a outra, por incrível que pareça, não é a Amazônia, mas a Mata Atlântica)
Trinta e quatro regiões no mundo inteiro são consideradas áreas prioritárias de conservação (hotspots), por abrigarem verdadeiros tesouros biológicos; duas dessas regiões estão no Brasil e uma delas é a do Cerrado (e a outra, por incrível que pareça, não é a Amazônia, mas a Mata Atlântica). O desmatamento no Cerrado anda a passos largos anualmente e as propriedades agrícolas podem, apoiadas pelo Código Florestal vigente, preservar apenas 20% da área nativa, bem diferente do que ocorre em florestas tropicais, como a Amazônia, nas quais esse percentual corresponde ao máximo que se permite desmatar. São 12.356 espécies da flora e mais de 2.546 animais catalogados, meros 10% do que existia originalmente nesse bioma. É também o berço de três das maiores bacias da América Latina (Amazônica, Paraná-Paraguai e São Francisco). Tantas riquezas ainda não foram suficientes para acender um alerta para garantir a sobrevivência, manutenção e conservação do Cerrado, segundo maior bioma nacional. Outra riqueza, essa produzida em seus mais de 70% de território degradado, tem sido a prioridade nacional: a agropecuária e o carvão vegetal.
Enquanto o Congresso Nacional tenta aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 115/1995) para reconhecer o Cerrado como patrimônio nacional, a megabiodiversidade, mais rica em áreas abertas justamente aquelas que são mais visadas pela agropecuária , vai sendo consumida. "Mesmo considerando o número de pesquisas existentes no Cerrado, o conhecimento científico é bastante precário, pois novas espécies estão sendo descobertas a cada levantamento faunístico e florístico realizado", apontam os autores do estudo de perda de espécies do Cerrado, apresentado durante o IX Simpósio Nacional do Cerrado, ocorrido em outubro do ano passado. Ricardo Machado, diretor do programa Cerrado-Pantanal da ONG Conservação Internacional e um dos autores do trabalho, conta que e m expedição realizada por sua equipe durante três semanas, foram identificadas 14 novas espécies de répteis, peixes, mamíferos e aves grupos de animais de maior porte e, portanto, mais conhecidos.
Não é difícil prever o nível de desconhecimento de grupos menores, como fungos, embora sejam fundamentais para a ciclagem de nutrientes do meio ambiente. "Praticamente tudo é o primeiro registro", lamenta Solange Xavier dos Santos, especialista em micologia (estudo de fungos) da Universidade Estadual de Goiás. O que se conhece equivale a menos de 5% do total existente. O mesmo vale para representantes de outros grupos, como os numerosos insetos. "O nível de desconhecimento é diretamente proporcional ao número de profissionais envolvidos nas pesquisas", estima a pesquisadora.
Dentre os fatores responsáveis pelo desconhecimento do bioma estão a falta de especialistas, centros de pesquisa e coleções científicas, além de dificuldades de acesso às áreas para coleta de material biológico. Muitos grupos de pesquisadores do bioma estão localizados em algumas poucas instituições, como é o caso da Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal de Goiás (UFG), além da Embrapa. Mas o problema reside também nos baixos gastos governamentais no bioma e em políticas ambientais que garantam rapidamente a proteção de áreas maiores. A Conservação Internacional demonstra, através de análise dos recursos aplicados pelo Ibama em 2007, que o Cerrado recebeu apenas 8% do montante reservado para unidades de conservação, ou R$ 107 milhões, enquanto o valor mínimo necessário seria de R$ 5.638 por hectare, ou seja, R$ 227 milhões. Recurso que desaparece perto do gigantesco investimento na produção agrícola na região do Cerrado no mesmo ano, de R$ 41 bilhões.
Vão Plantar batatas invés de Maconha!
Para o traficante penas duríssimas e para usuário, pena dura também. Tem que ser confinado, sem apelação e passar por tratamento sério. Ficar limpo. Nada de perdão, passadinha de mão na cabeça, custódia de papai e mamãe . Ninguém é doido de querer colocar traficante e consumidor na mesma cela, na mesma prisão, porem, a reclusão para tratamento sério é imperativo.
Um não vive sem o outro. São cúmplices.
As pessoas tem que ter medo de serem pegas com um baseado, com um comprimido de ecstasy.
O consumo de droga é doença e doente tem que ir para o hospital. Tem que perder a liberdade. Tem que ser tratado.
Essa frouxidão , essa condescendência com o usuário vira isso. Quem não tem vergonha, tem que ter medo. Ambos, usuário e traficantes, devem ser punidos e tratados. Cada um dentro de seu perfil de necessidades.
quinta-feira, fevereiro 12, 2009
NÃO AS DROGAS
Prevenção: Dengue
Cuidados com Reservatórios
...
Piscinas
Em períodos de uso: Efetuar o tratamento adequado incluindo cloro.
SUCEN - Superintendência de Controle de Endemias
http://www.combatadengue.com.br/index.php
...
Mosquitoeira genérica
http://www.faperj.br/boletim_interna.phtml?obj_id=4424
Reporter- Só usar cloro não é suficiente para matar as lavras do mosquito?
Gustavo Rezende- O que a pesquisa viu é que esses ovos ficam resistentes e impermeáveis.Eles conseguirão ficar no seco, tranquilamente, por um ano. O mais importante é o papel de prevenção, ou seja, é impedir que os ovos sejam depositados em água parada O ideal é que, uma vez por semana, sejam lavados os recipientes que ficam expostos ao tempo. é preciso esfregar bem as vasilhas.
Temos que cobrir as caixas de água com tela, colocar areia nos recipientes das plantas, colocar de cabeça para baixo qualquer tipo de recipiente, como por exemplo garrafas pet, retirar coisas que estejam em terrenos baldios ou
Leia na integra
DENGUE X BAHIA
Casos de dengue crescem no estado | |
| |
*Já passa de 4.242 o número de casos de dengue notificados no estado até o final de janeiro. São Os dados foram divulgados ontem pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Para se ter uma ideia da proporção, na última sexta- feira (6), o estado do Rio de Janeiro, com uma população de 15,4 milhões, divulgou balanço da dengue: 567 casos de dengue, e seis mortes.O estado fluminense conseguiu reduzir em 96% o número de casos, que foram 17.647 no mesmo período de 2008. Na Bahia, foram confirmadas as mortes de três crianças: uma em Jequié e duas |
CRIANÇAS SÃO AS PRINCIPAIS VÍTIMAS DA DENGUE
As crianças são as maiores vítimas do mosquito Aedes aegypti em Itabuna , conforme pode ser constatado na emergência do hospital Manoel Novaes. Hoje pela manhã, dois pacientes com idade entre 8 e 10 anos se encontravam na UTI e necessitavam de doação de sangue, em função da queda do número de plaquetas.
A situação na cidade, segundo especialistas, tende a se agravar, porque as medidas de prevenção não estão sendo adotadas a contento. Moradores de diversos bairros dizem que há muito tempo tempo suas casas não recebem a visita dos agentes de combate a endemias.
Aliás, a deficiência na prevenção à dengue não é excusividade do governo. Em toda a cidade, há residências e estabelecimentos comerciais com caixas d'água destampadas, o que se constitui em focos de reprodução do mosquito transmissor.
CENÁRIO PREOCUPA
Técnicos que trabalham no combate à dengue em
Da Redação, com informações do Correio*
redacao@portalibahia.com.br
...
LINK COM INFORMAÇÕES SOBRE DENGUE
http://www.somethingweb.com.br/wagnermarins/infor_uteis.html
O que é a dengue hemorrágica?
Quando alguém se contamina com o vírus da dengue, desenvolve a doença, que dura uma semana sem outras complicações. Mas, se a pessoa se contaminar outra vez com um outro tipo de vírus da dengue, ela pode desenvolver a forma hemorrágica da doença. Por exemplo, uma pessoa pode se contaminar com o vírus da dengue tipo 1 e depois de um tempo se contaminar pelo vírus tipo 2. Nesse caso, ela pode desenvolver uma forma grave da doença - é a chamada dengue hemorrágica, em que a pessoa doente pode ter sangramentos com choque e morte.
Na dengue hemorrágica, as plaquetas caem muito e a pessoa pode morrer em conseqüência dos sangramentos. Com a disseminação do mosquito, há um risco maior da pessoa se infectar por mais de um vírus e desenvolver a dengue hemorrágica.
Imagem cedida pelo Ministério da Saúde
Larvas do mosquito
O tratamento da dengue é somente de suporte, ou seja, não há um medicamento específico para tratar a doença. O tratamento consiste em deixar o paciente em repouso, hidratado, sem febre e sem dor. Se o paciente apresenta um sangramento grave, ele deve receber tratamento específico em um hospital. Não se deve usar ácido acetilsalicílico (presente em medicamentos como a Aspirina) para diminuir a febre ou a dor em pacientes com suspeita de dengue. O ácido acetilsalicílico age sobre as plaquetas, diminuindo a capacidade do corpo de formar coágulos. Por isso, ele deve ser evitado na suspeita de dengue. O Ministério da Saúde recomenda o uso de acetaminofen para o controle da febre e da dor na suspeita de dengue, nunca ultrapassando o limite de
Se você acha que pode estar com dengue, procure logo um serviço de saúde. O diagnóstico é feito por exame de sangue. É importante que se confirme que foi realmente um caso de dengue, pois isso serve como um termômetro que vai nos dizer como está o controle da doença no país.
http://saude.hsw.uol.com.br/dengue4.htm
quinta-feira, fevereiro 05, 2009
Onde eu levo ao ralo o horror que fizeram?
Também precisa dar fim ao que permanece lembrando...
Não agüento mais a minha intimidade que lembra estrela vista de dor.
Como é cansativa a convivência com o corpo depois de devastado.
Não há banho que lave. Não há tempo que distancie. Pés das mãos.
Onde eu levo ao ralo o horror que fizeram?
É tão fácil perdoar humilhação...
Continuar a vida sem saber se um dia passa a lembrança é igual torcer roupa chorada.
Não está suficiente para isso, nem um balde cabe toda a lágrima...
Onde eu levo a tristeza para conhecer a alegria?
As MELENDAS que servem para nossas crianças
As MELENDAS que servem para nossas crianças
MELENDA
Da Ana Maria Bruni, posto como ela me mandou....
Aluno 5ªsérie na Bahia - 13 anos
O Ano escolar iniciou dia 10/03:
DIVERSOS DIAS : - NÃO TEVE MELENDA
EM OUTROS DIAS:
-MEIO PATO DI SOUPA
-SUCO DE ABACAZI CON BULHAHA
-FEIZÃO E CARNE CON FALINHA
EM OUTROS :
CUCOS CON BISCOITO ( SUCOS... )
IOGUTI
Crianças que não tem o que comer em casa, na escola ' QUANDO TEM MELENDA... " é suco com 6 biscoitos.
Crianças que não sabem escrever português, estão em aula de ENGRES OU INGREIS.
Crianças que não sabem somar, estudam equações.
Entre fome, desnutrição e ignorância assim os poderosos preparam os miseráveis que sobreviverem para os servirem no futuro.
Lamentável
Ana Maria Bruni
No Blog Dois em Cena em 2008
...
Como será até o final do ano de 2009? Quem são estes que Não alimentam nossas crianças famélicas?
Que punição deverão ter estes que exterminam as crianças brasileiras!
Abomináveis serem que persistem em manter nosso povo subnutrido e ignorante!
Afastem estes criminosos de perto de nossas crianças!
Quem são estes que ditam regras!
Lixo do lixo
Teoria sem prática
por diretodafonte - Sonia Racy - Estadão
Os organizadores do Forum Social Mundial perderam a chance, em Belém, de mostrar que outro modo de fazer um forum é possível. Em lugar de tendas ecológicas, usaram pré-fabricadas de aço e plástico. Papel? Quase todo não reciclável. E em lugar de energia solar, geradores a diesel.
Causou também espanto a enorme quantidade de sujeira, garrafas PET e bagulhos encontrada no fim do evento.
terça-feira, fevereiro 03, 2009
Protejam nossas praias
O tráfego de veículos nas praias é proibido por legislação municipal e federal, para garantir a segurança pública. Também caracteriza crime ambiental, já que o litoral norte baiano é uma das principais áreas de desovas de tartarugas marinhas do litoral brasileiro, espécies que continuam ameaçadas de extinção.
O trânsito de qualquer tipo de veículo nessas praias coloca em risco a área de desova e os ninhos das tartarugas, seus filhotes e mesmo as fêmeas no processo de desova, pois modifica o local onde fazem os ninhos. Carros, motos e quadriciclos compactam a areia e podem ocorrer atropelamentos fêmeas desovando e de filhotes a caminho do mar, depois que saem dos ninhos.
A multa lavrada pelo Ibama tem o valor mínimo de R$5 mil, devido às tartarugas marinhas constarem na Lista de espécies ameaçadas de extinção.
Importância Ambiental
O litoral norte da Bahia possui grande importância biológica para as tartarugas marinhas, pois cerca de 70% das desovas registradas na costa brasileira ocorrem em praias baianas. A Bahia é caracterizada por ser a principal área remanescente de desova das tartarugas cabeçuda (Caretta caretta) e de pente (Eretmochelys imbricata), ocorrendo também em menor número desovas das tartarugas oliva (Lepidochelys olivacea) e verde (Chelonia mydas) - todas ameaçadas de extinção.
http://www.portaldomeioambiente.org.br:80/noticias/2009/fevereiro/03/9.asp
...
Serve de alerta para as praias da região Sul da Bahia!