sexta-feira, julho 31, 2009
terça-feira, julho 28, 2009
Um rio na Arcádia em Itacaré
CNJ CORREGEDORIA
Como órgão do Conselho Nacional de Justiça, o papel institucional da Corregedoria é atuar na orientação, coordenação e execução de políticas públicas voltadas à atividade correicional e ao bom desempenho da atividade judiciária dos mais diversos tribunais e juízos do país, em conjunto com as demais Corregedorias de Justiça ou isoladamente, em busca da maior efetividade da prestação jurisdicional, dos serviços judiciários auxiliares, bem como dos serviços notariais e de registro público, com especial observância dos princípios insculpidos no art. 37 da Constituição da República: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
No CNJ, o órgão recebe o nome de Corregedoria Nacional da Justiça, e funciona na cobertura do edifício Anexo II-A, do Supremo Tribunal Federal. O cargo é atualmente ocupado pelo Ministro Gilson Dipp, do Superior Tribunal de Justiça.
O papel do Corregedor é exercer o controle disciplinar e promover a correta administração da justiça, delegando atribuições e instruções e zelando pelo bom funcionamento dos serviços judiciários. É importante compreender que não é função do Corregedor punir os desvios de conduta praticados por magistrados e servidores, mas de apurar os fatos trazidos ao seu conhecimento e levar à apreciação do Plenário do CNJ as questões relacionadas à atividade judiciária que se apresentem mais graves e que possam macular a imagem do Judiciário frente ao cidadão.
Todas as suas atribuições estão definidas na Constituição Federal, no § 5.º do art. 103-B, e regulamentadas no artigo 31 do Regimento Interno do CNJ.
São elas:
- receber as reclamações e denúncias de qualquer interessado, relativas aos magistrados e aos serviços judiciários auxiliares, serventias, órgãos prestadores de serviços notariais e de registro que atuem por delegação do poder público ou oficializados;
- determinar o processamento das reclamações;
- realizar sindicâncias, inspeções e correições, quando houver fatos graves ou relevantes que as justifiquem;
- requisitar magistrados e servidores, delegando-lhes atribuições;
- elaborar e apresentar relatórios referentes ao conteúdo próprio de suas atividades de correição, inspeção e sindicância;
- designar, dentre os magistrados requisitados, juízes auxiliares da Corregedoria do Conselho, com competência delegada;
- expedir instruções, provimentos e outros atos normativos para o funcionamento dos serviços da Corregedoria;
- sugerir ao Plenário do Conselho a expedição de recomendações e atos regulamentares que assegurem a autonomia do Poder Judiciário e o cumprimento do Estatuto da Magistratura;
- executar e fazer executar as ordens e deliberações do Conselho relativas a matéria de sua competência;
- dirigir-se, relativamente às matérias de sua competência, às autoridades judiciárias e administrativas e a órgãos ou entidades, assinando a respectiva correspondência;
- promover reuniões e sugerir, ao Presidente, a criação de mecanismos e meios para a coleta de dados necessários ao bom desempenho das atividades da Corregedoria;
- manter contato direto com as demais Corregedorias do Poder Judiciário;
- promover reuniões periódicas para estudo, acompanhamento e sugestões com os magistrados envolvidos na atividade correcional;
- delegar atribuições sobre questões específicas aos demais Conselheiros.
Para que a Corregedoria possa receber as reclamações e representações relacionadas à sua competência institucional, é importante que as petições atendam aos requisitos previstos no Regimento Interno do CNJ, arts. 72 a 94, para o qual se recomenda a atenta leitura.
Com o intuito de auxiliar o cidadão comum a elaborar sua petição, podem ser encontrados nos links abaixo modelos de "Representação por Excesso de Prazo" e de "Reclamação Disciplinar", e uma cartilha com orientações e explicações gerais acerca dos processos e procedimentos adotados pela Corregedoria Nacional.
Cartilha Modelo de RD Modelo de REP
Corregedoria Nacional de Justiça
...
Corregedoria Nacional de Justiça
Ed. Anexo I do Supremo Tribunal Federal, 3° Andar, Sala 360
Praça dos Três Poderes, s/n°, Brasília - DF, CEP: 70.175-900
Fones: (61) 3217.4553/4552 - Fax: (61) 3217.4505
E-mail: corregedoria@cnj.jus.br
domingo, julho 26, 2009
TAMU FU
Honduras Hipóteses
Duas questões para os setores da imprensa que falam que houve um "golpe" em Honduras. Estamos no universo das hipóteses, claro, mas da mais rigorosa lógica:
1- Se Zelaya, por qualquer razão, for reinstalado no poder, com a interferência da Nicarágua e da Venezuela, como a coisa será noticiada? "Governo constitucional está de volta"? Será um governo constitucional? Então será preciso prová-lo segundo a Constituição de Honduras.
2- Esses setores da imprensa falam, pateticamente, num golpe dado pela Corte Suprema, Congresso, promotoria pública e militares. Só por eles? Certo. Digamos que Lula tentasse dar um golpe, sofresse um processo de impeachment (aqui, temos isso ) e, uma vez cassado, insuflasse setores das Forças Armadas em nome da "resistência". A ação conjunta que haveria (leiam a Constituição Brasileira) entre Congresso, Justiça e, certamente, militares (leiam a Constituição de novo) para afastá-lo seria golpe?
Duas hipóteses; duas questões de lógica elementar
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/duas-hipoteses-duas-questoes-de-logica-elementar/
Força Felipe Massa!
íntegra,aqui
Leia e veja mais:
Pilotos se solidarizam a Massa e Alonso pede investigação:
"Difícil uma mola permanecer no ar por tanto tempo"
VÍDEO: Massa é atingido na cabeça na Hungria e passa por cirurgia; assista ao acidente
Veja galeria de fotos do acidente de Felipe Massa na Hungria
Objeto atinge cabeça de Massa, que passa por operação; Alonso é pole na Hungria
Contudo, o piloto da Ferrari não teve nenhum comprometimento cerebral por conta do corte no supercílio esquerdo, está sedado e ficará em repouso até domingo. De acordo com os médicos, esse fragmento poderia não causar nenhum problema a Massa, mas optou-se pelo procedimento por precaução. A peça que atingiu o paulista tem aproximadamente 1kg.
O corte na testa de Massa é profundo e possui cerca de oito centímetros de extensão. Após a operação, ele está sendo mantido sob observação na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do local e está acompanhado do irmão, Dudu Massa. Os pais do piloto devem chegar à Hungria entre sábado e domingo.
A escuderia de Maranello já avisou que o piloto está fora da corrida deste domingo. Por força do regulamento, a Ferrari não pode colocar na pista um substituto para o brasileiro e terá apenas o finlandês Kimi Raikkonen na pista.
Ana
sábado, julho 25, 2009
Fruta Pão
A fruta-pão é árvore que vive 80 anos; alcança 25-30m de altura tem copa relativamente frondosa com folhas grandes e recortadas de cor verde escura, flores amareladas e frutos globosos com 20-25 cm de diâmetro e 1-3 Kg de peso. Desenvolve-se bem em clima tropical úmido, preferencialmente em regiões baixas e chuvosas. No Brasil pode ser cultivado desde São Paulo ao Pará sendo muito encontrado em pomares de quintais do litoral dos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
Usos
A polpa do fruta-pão de massa é rica em calorias, carboidratos, água, vit. B1, B2, C, cálcio, fósforo, ferro e tem baixo teor de gorduras. Industrialmente a polpa foi aproveitada como fruta seca e farinha panificável além de fonte para extração do amido e de farinha granulada semelhante ao "sagu". Em uso caseiro a polpa - quase madura - pode ser cozida, assada, transformada em purê ou cortada em fatias consumidas fritas (como a batatinha) com manteiga, mel ou melaço. Cortada em fatias (de 50-10 mm de espessura) secas ao sol ou em fornos a polpa é usada para o preparo de raspas ou crueiras ou aparas e para o preparo de farinhas que, misturadas à farinha de trigo, podem compor o pão caseiro. Madura, a polpa é aproveitada na fabricação de doces.
As sementes do fruta-pão de caroço podem ser consumidas assadas, torradas, ou fervidas em água e sal; outrossim possibilitam a extração de farinha alimentícia bastante nutritiva. Em alguns estados brasileiros as sementes são usadas em substituição ao feijão para preparar guisados e ensopados. As sementes são consumidas, facilmente, pelo gado em geral.
A partir destes dados, calcula-se que 22 crianças morrerão de fome, por hora, ou seja, 400 mil crianças a mais morrerão, no ano.
despois
despois
CONSELHO é bom e a Justiça agradece - CNJ
O que é o CNJ
Sua criação é recente, data de 31 de dezembro de 2004. E sua instalação ocorreu em 14 de junho de 2005. Presidido atualmente pelo Ministro Gilmar Mendes, indicado pelo Supremo Tribunal Federal, possui 15 conselheiros, aprovados pelo Senado e então nomeados pelo Presidente da República.
O CNJ está situado no Anexo I do STF, e suas principais competências estão estabelecidas no artigo 103-B da Constituição, e regulamentadas em seu próprio regimento interno. São elas:
- zelar pela autonomia do Poder Judiciário e pelo cumprimento do Estatuto da Magistratura, expedindo atos normativos e recomendações;
- Definir o planejamento estratégico, os planos de metas e os programas de avaliação institucional do Poder Judiciário;
- Receber reclamações contra membros ou órgãos do Judiciário, inclusive contra seus serviços auxiliares, serventias e órgãos prestadores de serviços notariais e de registro que atuem por delegação do poder público ou oficializados;
- Julgar processos disciplinares, assegurada ampla defesa, podendo determinar a remoção, a disponibilidade ou a aposentadoria com subsídios ou proventos proporcionais ao tempo de serviço, e aplicar outras sanções administrativas;
- Elaborar e publicar semestralmente relatório estatístico sobre movimentação processual e outros indicadores pertinentes à atividade jurisdicional em todo o país.
Novinha ou Florzinha - Crack
Novinha ou Florzinha é uma das 400 crianças e adolescentes viciadas que circulam pelas ruas do Rio, conforme mapeamento feito pela Secretaria municipal de Assistência Social.
Para sustentar o vício alucinante, a menina franzina passou a fazer programas com "os coroas e gringos" em Copacabana, na Zona Sul, que lhe rendiam cerca de R$ 10 por noite. O suficiente para comprar mais pedras e passar o dia. Não pensava em comer, nem dormir. "Os gringos pagavam mais. Eles têm mais dinheiro. Já fiz até R$ 100 em dois dias", conta.
Florzinha foi recolhida ao abrigo depois de sofrer um acidente que ainda a obriga a andar de cadeiras de rodas. "Ela estava cambaleando no meio da linha de trem, sob o efeito do crack, quando foi atingida e jogada longe. Fraturou a perna esquerda e só acordou no hospital", conta uma funcionária da instituição.
Atropelada por trem
"Ouvia vozes gritando: 'Novinha, olha o trem'. Mas eu estava muito doidona e não conseguia me mover nem ver nada"', lembra a menina de cabelos pretos encaracolados segurando os bonecos de pelúcia que ganhou de visitantes.
Vai Viajar? Direção defensiva
Direção defensiva, ou
direção segura, é a melhor maneira dedirigir e de se comportar no trânsito, porque ajuda a preservar a
vida, a saúde e o meio ambiente. Mas, o que é a direção defensiva?
É a forma de dirigir, que permite a você reconhecer antecipadamente
as situações de perigo e prever o que pode acontecer com você,
com seus acompanhantes, com o seu veículo e com os outros
usuários da via.
http://www.detran.ba.gov.br/noticias/DIRECAO_DEFENSIVA.pdf
http://www.detran.ba.gov.br/noticias/NOCOES_1_SOCORROS.pdf
http://www1.dnit.gov.br/emergencia.htm
http://www.primeirossocorros.com/
A importância dos primeiros socorros
A grande maioria dos acidentes poderia ser evitada, porém, quando eles ocorrem, alguns conhecimentos simples podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas.
O fundamental é saber que, em situações de emergência, deve se manter a calma e ter em mente que a prestação de primeiros socorros não exclui a importância de um médico. Além disso, certifique-se de que há condições seguras o bastante para a prestação do socorro sem riscos para você. Não se esqueça que um atendimento de emergência mal feito pode comprometer ainda mais a saúde da vítima.
O artigo 135 do Código Penal Brasileiro é bem claro: deixar de prestar socorro à vítima de acidentes ou pessoas em perigo eminente, podendo fazê-lo, é crime.
» Cuidados com os medicamentos Primeiros Socorros
» Itens para sua farmácia caseira
» Saiba como socorrer uma vítima de queimadura
» O que fazer depois de cair?
» Primeiros socorros
» Primeiros socorros: o que não fazer
» Primeiros socorros: o que fazer
» Saiba reconhecer uma cobra peçonhenta
» Foi picado por uma cobra? Saiba o que fazer
» Cuidados com substâncias tóxicas
» Envenenamento por ingestão: o que fazer?
» Primeiros socorros: envenenamento por ingestão
» Asfixia: passo-a-passo dos primeiros socorros
» Engasgou? Veja como agir
» Aprenda a fazer massagem cardíaca
» Aprenda a fazer respiração boca-a-boca
» Passo-a-passo de socorro a vítima de afogamento
» Aprenda a socorrer uma vítima de afogamento
» Previna-se dos acidentes domésticos com crianças
Meu Amigo volte logo
Tanta gente se esqueceu
Que o amor só traz o bem
Que a covardia é surda
E só ouve o que convém
Mas meu Amigo volte logo
Vem dizer tudo de novo
Princesa de Rua Fernanda Mello em Itacaré
sexta-feira, julho 24, 2009
Sintomas Gripe A H1N1- Suína
quinta-feira, julho 23, 2009
Bahia tem confirmados 49 casos de gripe suína! Nada de Beijar na Boca!
O estado da Bahia contabiliza, agora, 49 casos confirmados da Gripe A (H1N1). A informação é da Coordenação de Vigilância às Emergências em Saúde Pública (Cevesp), da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). De 24 de abril a 21 deste mês, foram considerados como suspeitos 245 casos - sendo confirmados 49 deles - 54 casos descartados, 142 estão em investigação e não ocorreu nenhum óbito. Dos casos confirmados, 25 (51% do total) são do sexo feminino. A idade média dos 49 casos confirmados é de 27,6, variando de 3 a 55 anos. A maioria, 75,5% (37 casos) é de residentes em Salvador e os outros nas cidades de Cachoeira (3), Lauro de Freitas (2), Ilhéus (2) e Porto Seguro, Feira de Santana e Guanambi (1 em cada cidade). Um dos casos confirmados é residente em Maceió (AL) e outro em Montevidéu, Uruguai. A Argentina foi o possível local de contaminação para 85,2% (42 casos), seguido pelo Chile (4), Estados Unidos e Uruguai 1 em cada país. Um dos casos não refere viagem para fora do país. Entretanto, esteve participando de evento no Rio Grande do Sul, onde ocorreram muitos casos da doença. A Influenza A, conhecida como gripe suína, é uma doença respiratória aguda causada pelo vírus influenza A, chamada H1N1. Ele é diferente do H1N1 totalmente humano em circulação nos últimos anos, por conter material genético dos vírus humanos, de aves e suínos, incluindo elementos de vírus suínos da Europa e da Ásia. ... No momento, não se dispõe de vacina contra a nova cepa do vírus Influenza A (H1N1) e as medidas de prevenção e controle se restringem a higiene pessoal em especial a lavagem constante das mãos, com água e sabão ou, na falta deles, com álcool e evitar locais fechados e de grande aglomeração de pessoas. Leia mais no Jornal da Midia ... Portanto, Nada de Beijar na Boca! |
terça-feira, julho 21, 2009
BULLYING
O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.
Por não existir uma palavra na língua portuguesa capaz de expressar todas as situações de BULLYING possíveis, o quadro, a seguir, relaciona algumas ações que podem estar presentes:
Colocar apelidos | Fazer sofrer Discriminar Excluir Isolar Ignorar Intimidar Perseguir Assediar Aterrorizar Amedrontar Tiranizar Dominar O BULLYING é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola, não estando restrito a nenhum tipo específico de instituição: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana. Pode-se afirmar que as escolas que não admitem a ocorrência de BULLYING entre seus alunos, ou desconhecem o problema, ou se negam a enfrentá-lo. Seja qual for a atuação de cada aluno, algumas características podem ser destacadas, como relacionadas aos papeis que venham a representar: - alvos de Bullying - são os alunos que só sofrem BULLYING; - alvos/autores de Bullying - são os alunos que ora sofrem, ora praticam BULLYING; - autores de Bullying - são os alunos que só praticam BULLYING; - testemunhas de Bullying - são os alunos que não sofrem nem praticam Bullying, mas convivem em um ambiente onde isso ocorre. Lei aqui na Integra
| Agredir Bater Chutar Empurrar Ferir Roubar Quebrar pertences |
domingo, julho 19, 2009
Quem mata mais na Bahia? Dengue,Meningite,Leptospirose,Gripe A?
De acordo com os dados, sete estados registraram aumento no número de infecções pelo Aedes aegypti Bahia, Acre, Roraima, Amapá, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, que, juntos, representam 56% do total de casos de dengue no País.
Na Bahia, o número de pessoas que contraíram a doença entre 1º de janeiro e 13 de junho triplicou, passou de 31.132 em 2008 para 92.420 este ano. Os municípios com maior número de casos foram Itabuna (5.969), Jequié (6.916), Ilhéus (1.626), Feira de Santana (859) e Salvador (160). Uma outra situação alarmante é a do Estado do Acre, que pulou de 1.949 casos em 2008 para 17.627 este ano.
Em dobro O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, voltou a atribuir parte da responsabilidade do aumento nos índices aos gestores municipais. "A falta de continuidade nas políticas municipais por conta das eleições contribuiu para o agravamento da situação. Não se pode deixar de manter a continuidade do combate ao vetor. Agora, a Bahia terá de trabalhar em dobro", afirmou o ministro.
Para o diretor de Vigilância Epidemiológica do ministério, Eduardo Hage, o que contribuiu para o aumento de casos na Bahia foi o fato de boa parte dos municípios não terem aderido ao Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (Liraa).
"O Liraa mapeia as áreas mais críticas da região. Não aderir ao levantamento significa, portanto, não saber quais são as áreas que devem ser priorizadas e trabalhadas", argumentou Hage, acrescentando que o fato de a Bahia ter a circulação dos três sorotipos contribui para o agravamento dos casos.
O Liraa é uma pesquisa de verificação domiciliar por amostragem que revela o índice de infestação da larva do mosquito. Ela ajuda os municípios a acompanharem a situação da infestação, além de ser um instrumento que auxilia na tomada de decisões para o controle da doença e demonstra como os municípios estão distribuídos em todas as regiões do Estado, o que espelha o aumento da infestação.
Em 2008, 161 municípios de todo o País participaram do levantamento. São cidades que se enquadram nos critérios: capitais e municípios de regiões metropolitanas; municípios com mais de 100 mil habitantes; e municípios com fluxo de turistas e de fronteira. Na Bahia, até novembro de 2008, 14 cidades realizaram o levantamento, sendo que 13 enviaram os dados para o Ministério da Saúde.
Do total, cinco apresentam índices satisfatórios (abaixo de 1% de infestação): Barreiras, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. Havia seis cidades em situação de alerta (índice de infestação entre 1% e 3,9%): Alagoinhas, Ilhéus, Jequié, Porto Seguro, Simões Filho e Salvador. Itabuna e Camaçari tinham risco de surto por apresentarem índices de infestação acima de 4%.
Ações Para combater o avanço da doença na Bahia, o Ministério da Saúde anunciou o repasse adicional de R$ 9,47 milhões no recurso de teto financeiro de Vigilância em Saúde e reforço na divulgação de informações sobre o mosquito.
Entre as ações, também está incluída a definição de unidades sentinelas em Salvador para distribuição de kits SN1, o monitoramento da circulação viral com teste de sangue que permite diagnóstico rápido da doença. "A ação tem como principais objetivos manter os gestores em alerta durante todo o ano e organizar as atividades de prevenção e controle em períodos de baixa transmissão ou em situações epidêmicas", disse Temporão.
A redução do número de casos de dengue foi registrada em quatro regiões do País, com índices de 65,5% no Sudeste, 49,9% no Sul, 47,3% no Nordeste e 29,9% no Norte. O balanço também mostra queda de 85,2% no número de casos de febre hemorrágica de dengue. Nas primeiras 23 semanas deste ano, 1.021 pessoas tiveram a doença. No mesmo período de 2008, foram 3.487 notificações.
...
Sintomas Dengue,Febre Amarela,Meningite, Gripe Suína,Leptospirose
Sobre a Dengue na Bahia Pesquisa
Desenvolvido teste rápido que diagnostica leptospirose em 15 minutos
Meningite e leptospirose atacam
Além da nova gripe, outras doenças também são motivos de grande preocupação na Bahia. A meningite e a leptospirose, por exemplo, já somam 82 mortos no Estado. Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), foram confirmados somente este ano 535 casos de meningite, com 62 mortes e outros 98 casos de Leptospirose, o que resultou na morte de 20 pessoas.Da Tribuna da Bahia
...
Mortes na Bahia em 2009
Dengue 53 - Meningite 62 - Leptospirose 21
Carrapatos Febre Maculosa
A febre maculosa é uma infecção aguda causada por uma bactéria, a Rickettsia rickettsii. O homem é infectado através da picada do carrapato que eventualmente carrega esta bactéria nas suas glândulas salivares.
Leia no ABC Saúde
O período de incubação em humanos pode ser de 2 a 14 dias. A letalidade da doença, quando não tratada, é maior do que 80%. O cão quando infectado desenvolve uma forma branda da doença, que geralmente evolui para cura. O cavalo parece ser refratário, embora não haja estudos que mostrem este aspecto.
A doença tem um começo súbito, com febre de moderada a alta, que dura geralmente de 2 a 3 semanas e é acompanhada de cefaléia, calafrios e congestão das conjuntivas. Ao terceiro ou quarto dia, pode apresentar exantema maculopapular róseo, nas extremidades, em torno do punho e tornozelo, de onde irradia para o tronco, face, pescoço, palmas e solas. São freqüentes petéquias e hemorragias. A doença pode também cursar assintomática ou com sintomas frustros. Alguns casos evoluem gravemente, ocorrendo necrose nas áreas de sufusões hemorrágicas, em decorrência de vasculite generalizada. Alguns problemas como torpor, agitação psicomotora e sinais meníngeos são freqüentes. A face é congesta e infiltrada, com edema peripalpebral e infecção conjuntival. O edema aparece também nas pernas, que se apresentam brilhantes. Outros sinto mas comuns são: tosse, hipotensão arterial e hipercitose liquórica e observa-se hepatoesplenomegalia pouco acentuada. A morte é pouco comum, quando se aplica o tratamento precocemente.
Febre Maculosa
Resumo
Epidemiologia
Vetores
Agente Etiológico
Diagóstico
Sintomas
Profilaxia
Controle
Fluxo de Notificação
Mais Informações
sexta-feira, julho 17, 2009
Os novos conselheiros do CNJ
Posse dos novos conselheiros será dia 3/8, mas o trabalho começa no dia 21/7
Os novos conselheiros do CNJ tomam posse oficialmente no próximo dia 3/8, às 17h. Apesar de a solenidade ocorrer em agosto, eles já começarão a trabalhar no dia 21/7, quando assinarão o termo de posse. A primeira reunião plenária está marcada para o dia seguinte, 4/8. Da nova composição do CNJ, apenas o conselheiro Marcelo Neves, representante do Senado, tomou posse no último dia 8/7 e já está trabalhando.
Os demais novos conselheiros são: ministro Ives Gandra Martins Filho; desembargadores Leomar Barros Amorim e Milton Augusto de Brito Nobre; juízes Paulo de Tarso Tamburini Souza, Morgana de Almeida Richa, Nelson Tomaz Braga e Walter Nunes da Silva Júnior; advogados José Hélio Chaves de Oliveira e Jefferson Luiz Kraychychyn, procurador José Adônis Callou de Sá e promotor Felipe Locke Cavalcanti. Os dois últimos foram conselheiros na composição anterior do CNJ e serão reconduzidos ao cargo.
Já o mandato do conselheiro Marcelo Nobre, representante da Câmara dos Deputados, vigora até o ano que vem, porque foi empossado em março de 2008. Os mandatos dos conselheiros do CNJ são de dois anos. O Conselho é composto por 15 membros, nove do Judiciário e seis representantes de demais instituições. As indicações do Judiciário são feitas pelo Supremo Tribunal Federal (o presidente e dois magistrados da Justiça Estadual), pelo Superior Tribunal de Justiça (um ministro para a Corregedoria Nacional de Justiça e dois magistrados da Justiça Federal) e Tribunal Superior do Trabalho (um ministro e dois juízes do Trabalho).
As demais indicações são feitas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) (dois advogados), Ministério Público (um promotor e um procurador), Câmara dos Deputados e Senado Federal, com uma indicação cada e os conselheiros podem ser reconduzidos uma vez, caso dos conselheiros Felipe Locke Cavalcanti e José Adônis Callou de Araújo Sá.
Do Migalhas
A casa de horrores
Senadores da República brasileira indignaram-se com a matéria do "The Economist", onde o Senado foi chamado de "Casa dos Horrores". A reação não poderia ser a mais óbvia e inócua: "olhem para o próprio umbigo". Como se isto anulasse as próprias mazelas, alguns senadores invocaram o recente escândalo envolvendo a paradigma inglesa, esquecendo de dizer que lá o pudor reinante ao menos conduziu à imediata renúncia do epicentro do escândalo, ao contrário daqui, cujos valores morais não são suficientes para coisa alguma nesses casos, tornando a pátria sofrida refém quase sempre de disputas jurídicas que nunca têm fim.
Ainda é melhor ouvir ou ler coisas deste tipo do que ser surdo ou cego. A crítica internacional não fere soberania alguma, até porque feita por Órgão de Imprensa. A liberdade de expressão não tem nada que respeitar limites de soberania (ou será que vamos reeditar o episódio patético envolvendo o repórter Larry Rother?). Aliás, a liberdade de imprensa Mundial pode ser, como costuma ser, um vaticínio às agressões localizadas aos direitos civis. As imprensas locais ou são sufocadas por violência ou por outro métodos igualmente eficazes, nos países onde o teor de democracia é insuficiente para garantir que internamente se faça eficazmente o controle das instituições.
O interessante é que o Planalto recentemente se pronunciou contra o instaurado em Honduras, e isto foi considerado normal. Seguindo o prisma conveniente dos Senadores brasileiros que se ofenderam, a imprensa internacional então não poderia denunciar o que acontece em Honduras? Não tem pé nem cabeça.
O conceito de democracia é aberto. Não são só os golpes inequívocos, ou melhor dizendo, os golpes "à moda antiga" que ferem a democracia. Os "golpes brancos" são muito mais variados e sutis. Fala-se em agressão à democracia quando o sistema eleitoral é deficiente, quando os direitos humanos não são respeitados, as liberdades civis são suprimidas total ou parcialmente, quando a troca de favores entorpece o legislativo etc. E na maioria das ditaduras travestidas de democracia, a oxigenação vem de fora, não só da imprensa internacional, como dos próprios órgãos multilaterais e dos governos que se assumem democráticos.
Uma coisa é certa: o papelão que o Senado vem fazendo não é nada democrático. É, sim, um horror.
Mário Gonçalves Júnior*Advogado No Migalhas
quinta-feira, julho 16, 2009
A INCONTROLÁVEL PANDEMIA Gripe Suína,A,H1N1
Chamando o vírus H1N1 de "incontrolável", a Organização Mundial de Saúde (OMS) deu sinal verde pleno nesta segunda-feira para os fabricantes de medicamentos produzirem vacinas contra a doença. Os trabalhadores em saúde devem ser os primeiros a receber o remédio, segundo a OMS.Todos os países precisarão vacinar as pessoas contra a gripe H1N1 e devem escolher quem terá a prioridade depois de enfermeiras, médicos e agentes de saúde, segundo Marie-Paule Kieny, diretora da OMS, responsável pela área de vacinas.Relatos mostram que o novo vírus ataca de forma diferente a da gripe normal, afetando os jovens, os muito obesos e os adultos aparentemente saudáveis e atacando com força os pulmões.A gripe sazonal é também severa, está envolvida por ano em de 250 mil a 500 mil mortes no mundo. A maioria são de idosos ou pessoas com doenças crônicas, mais vulneráveis.
Kieny falou aos jornalistas sobre as descobertas do grupo de especialistas da OMS sobre imunização. "O comitê reconheceu que a pandemia de H1N1 é incontrolável, e assim todos os países precisam ter acesso à vacina".
"O grupo reconheceu que trabalhadores em saúde devem ser imunizados em todos os países para manter o sistema de saúde funcionando", completou ela.
VANTAGEM DOS MAIS IDOSOSOs mais velhos parecem ter uma imunidade extra ao novo vírus H1N1, primo distante do H1N1 que causou a pandemia de 1918, quando morreram de 50 milhões a 100 milhões de pessoas.
Um estudo publicado na Nature nesta segunda-feira confirma que o sangue de pessoas nascidas antes de 1920 têm anticorpos contra a gripe de 1918, sugerindo que o sistema imunológico se lembraria de uma infecção na infância.O trabalho do pesquisador Yoshihiro Kawaoka vai ao encontro de outros estudos segundo os quais o novo H1N1 não permanece no nariz e na garganta, como muitos dos vírus das gripes comuns.
"O vírus H1N1 se desenvolve melhor nos pulmões", declarou Kawaoka.
Outros estudos apontam que o vírus causa efeitos gastrointestinais e ataca pessoas que não seriam vistas como de grupos de risco.
"A obesidade tem sido considerada um dos fatores de risco para reações mais graves ao H1N1", declarou Kieny, da OMS.
Para a OMS, os países devem continuar com os seus programas de vacinação contra a gripe sazonal, bastante ativa, agora, no inverno do Hemisfério Sul. No MSN
Meus amigos também já se foram
Não, não vai mudar nada
Se falar ou deixar de falar
Meus amigos também já se foram
Para outros países
Outros aqui permanecem
Escondidos e silenciosos,
Desalentados
Foram-se também
Posso chama-los de heróis,
ou desistentes
Não importa mais
Nem a mim nem a eles
Se foram
Orgulho-me deles
Como dizem : Este mar não tá para peixes
Nem eles nos ouvem
Nem ouvem mais os santos
Precisam do sal
E nosso linguajar é insosso
Posso continuar dizendo que tudo se move
Ou que tudo está parado
Posso convocar o código de Talião
Ou simplesmente fazer uns barquinhos de papel
E navegar para outros oceanos
O risco que se corre quando se sonha com paraísos é viver no inferno
Ana Maria C. Bruni
Itacaré- Bahia
Acesse Blog A Verdade do Paulo Pavesi
Muitos dos filhos de Deus estão sendo mortos
Maria
Teve um filho
Filho de Deus
Eu e você
Tivemos filhos
Filhos de Deus
O filho de Maria
O filho de Deus
Foi morto
Muitos dos filhos de Deus
estão sendo Mortos
Baleados,atropelados
Matam os Filhos de Deus
Matam os Filhos de Maria
E se atrevem a colocar o nome de Deus!
Caso de venda de sentenças na Bahia vai parar em Brasília
A presidente do TJ-BA, Silvia Zarif, declarou, sem informar o nome do desembargador, que os autos da sindicância devem ser enviados ao órgão de controle administrativo e disciplinar do Poder Judiciário, localizado em Brasília.
O conselho passa por reformulação de seus membros, e apenas três dos novos 15 conselheiros foram confirmados pelo Senado, que vive uma crise institucional. O que indica que uma decisão a respeito do caso, iniciado em setembro do ano passado, deve demorar.
por onde passamos 16
Entrevista de Amyra El Khalili