domingo, setembro 27, 2009

Animais pulam cercas, em uniões humanas cercas são construídas.

Ah! O gozo, o sêmen. O prazer momentâneo. Sim, muitos já escreveram e definiram os orgasmos humanos. Sexo é vida. Sexo é morte em suas variações.

 

Um cara dizia, supostamente comentando sobre atitudes de outros:

-Lavou tá novo e ria

 

Como resposta: Não é assim, não se lava imundícies, elas se impregnam em todos os poros, sentidos,ossos,músculos,órgãos,mente.Em praga virulenta se torna e mata.

 

Ah! O prazer!A conquista! A penetração! O ser penetrada!Os odores! A dor! O suor! Sons! Apelos fortes irresistíveis para os animais que assim partem para outras esferas longes, muito longe da realidade consistente de vidas estruturadas!

Vale o momento, o novo perfume, o hálito de dentifrícios desconhecidos, seios maiores, menores, siliconados, bundas de todas as formas e tamanhos, vaginas depiladas, coloridas e pênis com todas suas performances com ou sem viagras. Valem os momentos entre loiras, morenos, brancas, negros, sem raça, sem nomes, sem historia. Momentos que destroem vidas, vidas de outros esteja claro este ponto.

 

Estatísticas invadem nossa cultura: Traição.

Especificam as razões dos gêneros, biológicas, psicológicas, pesquisam de tudo para que veladamente não se destruam os requisitos de construção de uma sociedade melhor onde a família e os princípios sejam preservados.

 

Bobagens dizem alguns, de todas as idades, mas em surdina observamos movimentos como: Quero um namorado (a) e sites em busca de relacionamentos sólidos entopem a rede.Não é bobagem. São vidas que necessitam de serem construídas em pilares sólidos

 

Nesta construção cercas mentais são construídas desde nossa infância,união,família,trabalho,descendência,heranças genéticas e patrimoniais.Assim nos preparamos para nossa realização pessoal, profissional e familiar.Assim envelhecemos.

 

Criam-se elos com uniões, o um se transforma em dupla e se multiplica pelo sangue e no âmbito social.Formamos grupos, conceitos são desenvolvidos, o compromisso se expande . O lazer, o trabalho, os objetivos do grupo se tornam parte inerente ao elo principal. A cerca se amplia, um território novo é preparado, adubado,cultivado, construções são erguidas, suor é derramado, tecem-se momentos, sagradas recordações na teia da vida, crêem-se eternas e sólidas.O uno da existência é formado e sagrado o solo é considerado.

 

No tempo,advém nas bestas a índole selvagem, destruidora, a caça as novas presas. Rompido é abruptamente o elo e seu contexto.

 

Bestas precisam de novas bestas. Não se contentam as bestas em pularem cercas. Não! As querem destruídas, no chão, para que os vermes que estão em seus corpos e de suas novas presas possam se nutrir mais e mais de suas vítimas.

Nada mais resta a não ser a selvageria. O solo é devastado, seus veios são interrompidos pela violência e infâmia. Os que adubavam junto a ti escapam com medo, outros por terem dado as ferramentas para que se demolissem as cercas, alguns para protegerem suas próprias cercas.

Nada mais a protege. Nenhuma cerca,nenhum grupo.Perdem-se os princípios e valores.

 

O ar é escasso. O enxofre predomina. A farsa do passado extingue o presente e condena o futuro.Aquele solo amado arde sob seus pés. Seu leito é tumba.O  azul da harmonia celeste a atinge como lança irônica e pérfida pois a lama encobre o olhar da sobrevida.Seu próprio corpo a repugna pelo contato com a besta.Os muros mofam.

 

Existências traídas.Pactos rompidos. O carnal é irrelevante na barbárie do destroçar da existência. Criminosos atos sim, pois Imundos e Imundas contaminam suas vitimas.

São Bestas Malignas predadoras.

O elo rompido no tempo de sua existência é a cerca destruída pela bestialidade desumana

 

Não se trai nem se pulam cercas, destroem-se vidas sem clemência.

Falando do Cerrado

..tesouros biológicos; duas dessas regiões estão no Brasil e uma delas é a do Cerrado (e a outra, por incrível que pareça, não é a Amazônia, mas a Mata Atlântica)

Cerrado: Megadiversidade corroída em ritmo acelerado

Trinta e quatro regiões no mundo inteiro são consideradas áreas prioritárias de conservação (hotspots), por abrigarem verdadeiros tesouros biológicos; duas dessas regiões estão no Brasil e uma delas é a do Cerrado (e a outra, por incrível que pareça, não é a Amazônia, mas a Mata Atlântica).

Leia mais Nossos tesouros biológicos: Cerrado e Mata Atlântica

 

Leia mais aqui

http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia16/AG01/Abertura.html

Mapas de Biomas

O Bioma Cerrado ocupa a totalidade do Distrito Federal, mais da metade dos estados de Goiás (97%), Maranhão (65%), Mato Grosso do Sul (61%), Minas Gerais (57%) e Tocantins (91%), além de porções de outros seis estados

http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=169

Símbolos Nacionais Brasileiros

Uso do bambu nas construções

Pesquisadora da UFAL ressalta potencial do bambu na construção civil

Publicado em 13/02/2006 - 

Por Lilian Burgardt

Escadas de bambu, janelas também de bambu, e até bambu prensado na parede. No design das construções, este material 100% natural tem sido amplamente utilizado, seja para dar um toque informal às residências beira-mar ou, mesmo, quando aplicado em paredes, para reduzir os ruídos dentro de casa, o bambu não é novidade. Mas e nas construções? Você já deve ter visto em filmes, em especial da China, casas feitas de bambu. No litoral brasileiro, também não é difícil encontrar uma ou outra casinha feita deste material. Agora, e nos centros urbanos brasileiros?

Embora um tanto incomum, esta é justamente a idéia da mestre em Arquitetura e Urbanismo da UFAL (Universidade Federal de Alagoas), Thaisa Sampaio. Ela, que desde os tempos da graduação estuda o uso do bambu nas construções, defende sua utilização como alternativa para baratear o custo da construção de residências populares nos centros urbanos e, de quebra, reduzir o impacto ambiental, já que este é um material natural e renovável.

"O bambu é amplamente utilizado em diversas partes do mundo, tanto pelo aspecto econômico, como, também, por sua resistência", conta Thaisa. Para se ter uma idéia, uma casa popular feita de bambu, no Equador, onde esta tecnologia já é amplamente utilizada, custa, em média, US$ 400. Já uma casa de alvenaria não sai por menos de US$ 10 mil. Em relação à resistência, Thaisa afirma que o bambu pode ser comparado ao aço e à madeira. "Apesar de entre os três apresentar o menor peso específico, é um material de grande resistência física, podendo ser utilizado para treliças de telhado, estruturas de vigas, pilares, escadas, etc", diz.

Segundo a pesquisadora, o bambu também pode ser utilizado nas construções, como alternativa ao tijolo, sem função estrutural, apenas para o fechamento de paredes. "O bambu pode aparecer em dois tipos de sistema construtivo: como uma taipa (estrutura de bambu amarradas entre si, com acabamento de barro ou cimento que pode ser emassado e pintado), ou como esterilha (estrutura em varas de bambu, fechamento em esteiras de lascas de bambu amarradas e acabamento em cimento, emassado e pintado)."

Thaisa diz acreditar ainda que o bambu pode surgir como alternativa para gerar emprego. "Por ser uma alternativa excessivamente manual, em que se faz necessário o trabalho de corte e amarrações, certamente precisa de mão-de-obra específica para seu manuseio", explica.

Ok, mas se o material tem assim, tantas vantagens, porque sua utilização ainda é questionada? Segundo a pesquisadora, apesar de ser um material 100% natural, o bambu também causa danos ao meio ambiente. Isto porque passa por um processo de queima ao ser utilizado nas construções, despejando CO2 (dióxido de carbono) e poluindo o ar. "Claro que é um dano pequeno se comparado aos depósitos sólidos, líquidos e gasosos despejados no meio ambiente pelo uso de cimento, tijolos e outros materiais", pondera. Além disso, o preconceito da população em relação à resistência do bambu também é outro entrave. Mesmo assim, Thaisa não desamina. "Estes são os dois pontos que pretendo trabalhar em meu doutorado para ampliar a utilização do bambu nas construções", finaliza.

http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=10018

BA 29 14901 Itacaré 26.348

BA 29 14901 Itacaré 26.348

Atendendo ao dispositivo legal, lei nº 8443, de 16 de julho de 1992, no artigo 102, o IBGE fez publicar no Diário Oficial da União, em 29 de agosto de 2008, as estimativas de população para os municípios brasileiros, com data de referência em 1º de julho de 2008.

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/estimativa2008/POP2008_DOU.pdf

http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em

"Meus irmãos, que proveito há se alguém disser que

tem fé, e não tiver obras? Pode essa fé salvá-lo?

Se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta

de mantimento cotidiano,

e algum de vós lhes disser: Ide em paz; aquentaivos e

fartai- vos, mas não lhes derdes as coisas necessárias para

o corpo, que proveito há nisso?

Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em

si mesma."

Tag 2:14-17

No Canto do Aprendiz

 

 

"Vi o céu aberto, e apareceu um cavalo branco. O seu

cavaleiro chama-se Fiel e Verdadeiro, e julga e peleja

com justiça.

Seguiam-no os exércitos que estão no céu, em cavalos

brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro."

Ap 19:11,14

Itacaré na berlinda

Quinta-feira, 20 de Março de 2008  -
 
Tribuna da Bahia
 
Destaques
 
 
"É ecologicamente predatório, economicamente concentrador, socialmente iníqüo e culturalmente alienante."

(Elton Oliveira, sobre o turismo em Itacaré)
 
 
 
 
Itacaré na berlinda

   Apontada pelo jornal "The New York Times" como 41º melhor destino do mundo para se viajar, a cidade/praia de Itacaré, no Sul da Bahia, a cerca de 60 quilômetros de Ilhéus, vive dias dramáticos em função do modelo de turismo ali aplicado. Eu mesmo já tive oportunidade de presenciar o caos, há cerca de três anos, mas deixo com um especialista as conclusões científicas da situação. Falo do estudo divulgado esta semana pela agência da Fundação de Pesquisa de São Paulo (Fapesp) e cujo autor é o economista, mestrando em cultura e turismo da Uesc e pesquisador Elton Oliveira da Silva. Elton concluiu que o aumento do fluxo turístico em Itacaré e a falta de planejamento da atividade turística provocaram um "desenvolvimento empobrecedor". No estudo, que vem sendo desenvolvido há dois anos, o pesquisador faz ácidas críticas ao modelo de turismo implantado em Itacaré: "É ecologicamente predatório, economicamente concentrador, socialmente iníqüo e culturalmente alienante". Com o gigantesco "boom" da cidade nas rotas nacionais e internacionais de turismo, Itacaré, antes quase uma prosaica vila à beira mar, passou a receber cerca de 120 mil visitantes por ano, dos quais 15% são estrangeiros. Esse vertiginoso e repentino crescimento atraiu a iniciativa privada e grandes nomes do empresariado nacional e estrelas têm negócios no município. Para se ter uma idéia, lá será inaugurado, ainda este ano, o Warapuru, que vem a ser o primeiro hotel seis estrelas da América Latina.

Mais Itacaré (I)

   Elton Oliveira concluiu que o empobrecimento foi gerado a partir de um aumento do custo de vida, degradação ambiental, elevação dos índices de prostituição e tráfico. Aliado a isso, ainda há forte especulação imobiliária, importação de mão-de-obra e ocupação desordenada. No material publicado pela Fapesp, Elton lembra que Itacaré não dispõe de uma Secretaria de Turismo nem de um Conselho de Meio Ambient e e Turismo. Ele condena a falta de um plano governamental de desenvolvimento para o turismo na cidade.

Mais Itacaré (II)

   Ironicamente, e na rota do processo de matar a galinha dos ovos de ouro, a maior atração de Itacaré, que é sua beleza natural, vem sendo depredada: o pesquisador condena a falta de política de preservação de zonas turísticas, como as praias de Resende e Engenhoca, adquiridas por grupos belga e português, respectivamente, para construção de resorts. A falta de preservação e o alto fluxo de turistas, aponta Elton Oliveira, poluem ainda mais as praias, pois efluentes s ão lançados sem tratamento e criam problemas como a destinação do lixo.

Mais Itacaré (III)

   Com cerca de 24 mil habitantes e apesar de ser uma das mais famosas do Brasil, a cidade não tem um aterro sanitário. As preocupações do pesquisador são ainda maiores com a conclusão da estrada que liga Itacaré a Camamu, no baixo-sul baiano. O trecho de 43 km será a interligação do destino à capital baiana e poderá reduzir para três horas o percurso entre Itacaré e Salvador, hoje feito pela BR-101 e estrada Ilhéus-Itacaré. O crescimento de Itacaré ocorre com a exclusão dos nativos, cada vez mais empurrados para a periferia da cidade e conseqüentemente marginalizados, principalmente com o advento da forte especulação imobiliária. Tudo ficou mais caro para os itacareenses. O estudo aponta até a interferência na auto-e stima dos nativos. Não há preservação da identidade local.

Mais Itacaré (IV)

   Pessoalmente, como disse antes, tive a oportunidade de presenciar o caos na cidade. No Verão de 2005, estive lá por uma semana e simplesmente não se pode transitar pelas ruas dada à enorme quantidade de veículos, a maioria de grande porte, vindos de todas as partes do País. O tráfico de drogas é crescente e a violência, com assaltos e agressões nas trilhas, por exemplo, toma conta do local. Uma das mais conhecidas praias, na parte central da cidade, vive cheia de urubus que se deliciam no lixo lançado pelos esgotos sem tratamento. E quanto aos preços, só mesmo para turistas recheados de dólares e euros. Uma simples posta de peixe com um punhado de arroz e uma saladinha pode custar R$ 70, na praia de Itacarezinho
 

 

http://envolverde.ig.com.br/materia.php?cod=44460&edt=1

 

14/03/2008 - 05h03
Turismo de alto impacto

Por Alex Sander Alcântara, da Agência Fapesp

Estudo indica que aumento vertiginoso no fluxo de visitantes e falta de planejamento causam impactos sociais e ambientais capazes de ameaçar a atividade turística em Itacaré.

Agência FAPESP – O aumento no fluxo turístico ocorrido nos últimos anos no município de Itacaré, no litoral sul da Bahia, e a falta de planejamento da atividade turística têm provocado um desenvolvimento "empobrecedor", que ameaça o ciclo turístico na região. Esse é um dos diagnósticos de uma pesquisa realizada na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), na Bahia.

O estudo, de caráter exploratório, aponta o "crescimento desordenado" como uma das conseqüências mais graves da falta de planejamento no turismo local. Os resultados foram publicados na revista de desenvolvimento local Interações.

Segundo o autor da pesquisa, Elton Silva Oliveira, do Núcleo Temático de Turismo para o Desenvolvimento Regional da Uesc, o objetivo foi identificar os impactos socioambientais e econômicos do turismo e suas repercussões no desenvolvimento local.

"Os aspectos qualitativos foram priorizados em detrimento dos quantitativos devido ao caráter social do tema. O turismo em Itacaré tem se caracterizado por ser ecologicamente predatório, economicamente concentrador, socialmente iníquo e culturalmente alienante", disse Oliveira à Agência FAPESP.

Embora o município tenha melhorado sensivelmente seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), de acordo com o pesquisador a forma como a atividade turística se estabeleceu na região gerou aumento do custo de vida, degradação ambiental, elevação dos índices de prostituição e do tráfico de drogas, especulação imobiliária, importação de mão-de-obra e ocupação desordenada.

O pesquisador ressalta que Itacaré não dispõe de uma Secretaria de Turismo nem de um Conselho de Meio Ambiente e Turismo. "Não existe um plano oficial de desenvolvimento para o setor. Todas as decisões relevantes referentes à atividade no município são tomadas em Salvador pelo governo estadual, por intermédio da Secretaria de Turismo ou pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia", afirmou.

Segundo Oliveira, locais que deveriam ser preservados foram transformados em zonas turísticas. É o caso da praia do Resende, área adquirida por um grupo belga que será transformada em um resort. Na praia da Engenhoca, um grupo português está construindo outro resort.

"Levando-se em consideração que Itacaré está dentro do remanescente da Mata Atlântica, deveria haver investimentos em uma modalidade de turismo mais brando, como o ecoturismo, de modo a garantir a preservação do meio ambiente. Contudo, observamos o rápido crescimento do turismo de massa, que gera alto impacto sobre o ambiente, pois requer grandes e constantes fluxos de visitantes", ressaltou.

Oliveira explica que o turismo em Itacaré é sazonal, concentrado na alta estação e em alta estação diferenciada, no mês de julho. Mas no mês de janeiro há um fluxo de mais de 120 mil visitantes, número seis vezes maior que o da população do município, que é de 18.120, de acordo com o censo de 2000.

"Isso gera um grande impacto ambiental devido ao aumento dos efluentes que são despejados diretamente e sem tratamento no mar, contaminando as praias, sobretudo as urbanas, e dos resíduos sólidos coletados e armazenados em áreas inadequadas, que se transformam em lixões a céu aberto", disse.


Arquitetura indonésia

De acordo com o autor da pesquisa, o fluxo de turistas aumentou consideravelmente a partir de 1998, com a conclusão da Estrada Parque, um trecho de 65 quilômetros ligando Ilhéus a Itacaré. Segundo ele, o quadro tende a se agravar a partir de 2008, após a conclusão de um novo trecho de 43 quilômetros da estrada na direção norte, que ligará Itacaré a Camamu.

"A inauguração desse trecho está prevista para este mês. O fluxo de turistas poderá dobrar ou triplicar rapidamente, uma vez que permitirá que o percurso feito de carro ou de ônibus entre Salvador e Itacaré seja realizado em apenas três horas", disse.

Como conseqüência do processo, os preços se elevam. "Os nativos vendem suas propriedades e vão morar em áreas afastadas. Também houve um aumento no custo de vida. Os alimentos ficaram mais caros e, no fim das contas, a população nativa só ficou com os postos de trabalho de baixa remuneração", apontou.

O impacto da atividade turística não se restringe ao campo econômico e à natureza. A comunidade local e sua cultura também sofreram modificações significativas, segundo Oliveira, que destaca a baixo auto-estima na comunidade.

"As principais festas e manifestações culturais, como a Festa de Reis e o Dois de Julho [data da emancipação política da Bahia], perdem força. No entanto, o Ano Novo e o Carnaval, que são festas do calendário turístico, ganham maior destaque e importância", disse.

Além disso, segundo o autor, os casarões construídos no período áureo do cacau estão sendo substituídos por lojas, pousadas e restaurantes com arquitetura no estilo de Bali, na Indonésia. "Isso ocorre em função da ausência de leis e políticas públicas locais, que garantam a preservação e valorização do patrimônio artístico, cultural, histórico e natural da região", disse.

Para Oliveira, é preciso haver um controle do fluxo turístico na região. Caso isso não ocorra, segundo ele, a própria atividade turística estará ameaçada. "O turismo deve ser planejado, administrado, monitorado e empreendido de modo a evitar danos à biodiversidade e ser ambientalmente sustentável, economicamente viável e socialmente eqüitativo", afirmou.

Para ler o artigo Impactos socioambientais e econômicos do turismo e as suas repercussões no desenvolvimento local: o caso do município de Itacaré - Bahia, disponível na biblioteca on-line SciELO (Bireme/FAPESP), acesse http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-70122007000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
(Envolverde/Agência Fapesp)

Joseph Gleber

Joseph Gleber

Em sua última andança terrena, Joseph Gleber nasceu na Alemanha, em 1904.

Na Universidade de Viena, Áustria, realizou seus estudos de Física. Joseph amava a Física e juntou-se às grandes inteligências do país, para desvendar os segredos da energia nuclear. Na época da 2ª Guerra Mundial, Joseph, por sua vez, internado em laboratório especial, à semelhança de outros colegas, assumiu a responsabilidade por determinada área de pesquisa, entrementes, ignorava ele sobre os objetivos escusos e belicosos de Adolf Hitler.

O nosso físico, Joseph Gleber, percebendo a intenção de se produzir, pelas pesquisas, artefatos para a guerra a partir da energia atômica, depois de muito meditar, chegou à conclusão que não deveria se juntar aos esforços para materializar um projeto ameaçador ao direito de viver da criatura humana.

Quando descoberto, Hitler condenou-o a uma punição muito própria de seu caráter impiedoso: cremou-o junto de sua mulher e filhas, em abril de 1942.

Sabe-se que as explosões de bombas atômicas vieram a suceder-se somente em 1945, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, a partir dos Estados Unidos da América.

O seu espírito nobre acordou no invisível, sem mágoas e, em aparente paradoxo, tão logo readaptado à nova condição vibratória, compadeceu-se daqueles que perpetuaram os crimes de guerra ou que lhes sofreram as injunções e se devotou a assisti-los na região sofrida em que se demoravam

 

 

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA MANUAL

O Manual Prático do Portal da Transparência foi criado com o intuito de facilitar a navegação no Portal. O objetivo é orientar, de um modo rápido e simples, o cidadão e os agentes públicos a encontrarem as informações desejadas para conhecer a aplicação dos recursos públicos federais e contribuir com o Governo em seu papel de fiscalização.

É possível navegar item a item pela lista de links abaixo ou, se preferir, acessar o arquivo consolidado do Manual. Todos os arquivos estão disponíveis em formato PDF.

Apresentação

Navegando no Portal da Transparência

Informações para o Incremento do Controle Social

I) Consultas Básicas

1. Gastos Diretos do Governo Federal

2. Transferência de Recursos

3. Convênios

II) Informações para Incremento do Controle Social

4. Aprenda Mais

5. Notícias

6. Fale Conosco

7. Links

8. Perguntas Freqüentes

9. Participação e Controle Social

10. Transparência no Governo

III) Consultas mais procuradas

IV) Cadastro de Empresas Inidôneas e Suspensas

Método Bates para recuperar a boa visão

 

O método do Dr. William Horatio Bates visa fortalecer os músculos do globo ocular para que eles cumpram perfeitamente sua função, trazendo como resultado a restituição da capacidade de visão. Consiste em exercícios simples, que devem ser praticados regularmente, servindo tanto para recuperar como para manter a boa visão.

Segundo Dr. Bates, a capacidade de focar objetos não é proporcionada apenas pelo cristalino, como acreditam os
oftalmologistas tradicionais, mas também pela ação de músculos, que determinam o formato e a posição de todo o globo ocular e, conseqüentemente, do cristalino.

O método proporciona uma melhoria substancial da visão, o que jamais foi promovido pelo uso lentes. É indicado a todos os problemas de refração da vista (exceto quando há degeneração, infecção ou lesão no globo ocular), sendo muito eficaz nos problemas comuns, como miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia. As
crianças também podem fazer os exercícios.

Conheci o método Bates por acaso pela internet, comprei o livro "Como enxergar bem", de Dr. Matheus de Souza, e passei a praticá-lo. Antes eu usava óculos direto, só tirava para dormir, senão tinha terríveis dores de cabeça. Depois que passei a praticar os exercícios, retirei os óculos e agora só os uso para dirigir, pois ainda tenho dificuldade para ver de longe. Como não tenho tanto tempo, parei os exercícios, mas pretendo voltar a praticá-los.

Espero que eles sejam úteis também a você!


1. Empalmar

Este exercício promove o relaxamento dos nervos sensoriais, livrando da tensão física e mental.

Sente-se com os cotovelos apoiados em algum local (uma mesa ou escrivaninha). Mantenha nuca e coluna eretas, confortáveis e relaxadas. Cubra os olhos com a palma das mãos em concha sem tocar os olhos, eliminando toda a luz. Se o exercício for feito corretamente, você sentirá seus olhos como veludo negro, livres de cores e imagens. Quanto mais relaxado você estiver, maior o grau de escuridão. Não conseguir escuridão total significa que você ainda não está plenamente relaxado. Quanto mais escuro você perceber, maior o seu grau de relaxamento mental. Isso pode ocorrer em cinco ou dez minutos.

O exercício é benéfico a todos, sobretudo a quem passa o dia com os olhos concentrados, e pode ser feito diversas vezes ao dia.

Depois de tirar as mãos dos olhos, pode-se ver com mais nitidez os objetos que nos rodeiam.

2. Relaxamento

Feche os olhos e tampe-os com um manto preto ou escuro. Pense num objeto em movimento contínuo, como uma bola quicando ou numa hélice de ventilador. Mantenha-se com o corpo em repouso por volta de cinco minutos ou quanto tempo você puder manter-se em total concentração nessa posição. Após os cinco minutos ou mais, fique na mesma posição e mentalize a escuridão total. Tente só ver o preto por aproximadamente cinco minutos ou mais.

3. Luminosidade

Sentado, relaxadamente mire o sol com os olhos fechados. Quando suas pálpebras amornarem com o calor, vire a cabeça lentamente para os lados e volte à posição inicial por alguns minutos.

4. Piscamento

Após os exercícios de relaxamento, pisque contínua e suavemente por pelo menos cinco minutos.

5. Visualização

Olhe ao seu redor e mire qualquer objeto que esteja a uma distância de pelo menos três metros de você. Procure pormenores. Por exemplo: veja o guarda-roupa; depois se detenha na porta dele; procure o puxador; depois a fechadura; e por último o buraco desta fechadura. Mesmo não podendo vê-los, procure-os e veja-os mentalmente como você sabe que eles são. Tente repetir a visão do mesmo objeto seguidamente por vários dias. Escolha por dia pelo menos três objetos para procurar detalhes.

6. Focalização

Coloque um objeto bem próximo a você e procure outro que esteja pelo menos a seis metros de sua distância. Ele deve ser de um tamanho confortável a sua visão. Focalize o primeiro por alguns segundos, depois focalize o outro por mais alguns segundos. Faça isso várias vezes, sempre num movimento contínuo e constante.

7. Imagem inversa

Sente-se numa cadeira giratória, rode-a para o lado direito e olhe para o lado esquerdo, lentamente e alternando a direção. Se não tiver uma cadeira giratória, rode seu corpo sobre seus calcanhares ou ande de costas pela casa. Faça este exercício por alguns minutos.

8. Rotação

Gire os olhos buscando as extremidades num movimento contínuo e lento. Após algumas voltas, mude a rotação para o lado oposto. Faça este exercício por alguns minutos.

9. Extremidades

Como uma bússola, leve os olhos para o norte, depois para o sul, leste, oeste, nordeste, sudeste, noroeste e sudoeste. Como os exercícios anteriores, faça os movimentos lenta e continuamente por alguns minutos.


10. Leitura de cima para baixo

Este exercício desenvolve o hábito de mover os olhos e dar-lhes fixação central.

Segure o livro de cabeça para baixo a 35 centímetros de distância. Começando do canto direito inferior, leia da direita para a esquerda; leia cada palavra individualmente e, as palavras extensas que não possam ser lidas de um relance, leia sílaba por sílaba. Cada palavra deve ser lida com os olhos e não adivinhada pelo sentido. Se apenas um dos olhos estiver afetado, tape a vista boa com uma venda e exercite a vista afetada.

11. Leitura de tipos miúdos

Tente ler textos com tamanho de fonte menor. A vista perfeitamente normal consegue ler o tipo 8 a uma distância de 15 centímetros do olho e o tipo 12 tanto a 15 como a 50 centímetros de distância.


Dicas para quem fica muito tempo ao monitor
  • Faça descansos periódicos (empalmar).
  • Pisque voluntariamente por três minutos, abrindo e fechando os olhos.
  • Posicione o monitor na mesma altura dos olhos a uma distância de 50 centímetros.
  • Tente minimizar os reflexos na tela alterando a posição do monitor ou das luzes, para que não incidam sobre os olhos.
  • Verifique a iluminação na sala de trabalho para diminuir o esforço visual.
  • http://curapelanatureza.blogspot.com/2008/08/mtodo-bates-para-recuperar-boa-viso.html

Acontece na embaixada do Brasil em Honduras

Jurista afirma que abrigo ao golpista Zelaya é situação sem precedentes
 
A presença do presidente deposto de Honduras, o golpista Manuel Zelaya, na embaixada brasileira em Tegucigalpa, é uma situação sem precedentes, disse o jurista Francisco Rezek, ex-juiz do Tribunal Internacional de Justiça das Nações Unidas. Apesar de Zelaya não ter apresentado um pedido formal de asilo político ao Brasil, a situação do presidente deposto de Honduras, abrigado desde segunda-feira na embaixada brasileira, levanta questões complexas no campo do direito internacional.

Segundo Rezek, que foi ministro do Supremo e de Relações Exteriores, geralmente um pedido de asilo é feito por quem está em seu país e se vê perseguido. "Nesse caso, pede asilo em uma embaixada, e isso é ponte para o asilo territorial, este sim definitivo", afirma. "A situação atual é o contrário", diz Rezek, já que Zelaya quer retornar ao país, de onde saiu quando foi deposto, em 28 de junho: "Estamos em uma situação sem precedentes".
 
Segundo o especialista em direito internacional, o fato de Zelaya ter se abrigado na embaixada brasileira já caracteriza concessão provisória de asilo. "O governo brasileiro pode agora confirmar ou não", afirma ele. Rezek diz que o caso do golpista Zelaya reúne as condições de asilo diplomático previstas nas convenções latino-americanas, mas a atitude do presidente deposto, que deu entrevistas e mobilizou correligionários a partir da embaixada, é ilegal.
 
 "A obrigação do asilado, mesmo quando em asilo territorial, é de não interferir no quadro político do país do qual se asilou. Muito menos as normas permitem que faça política dentro da embaixada", afirma: "Não há dúvida de que é ilegal esse homem pegar o microfone e falar ao povo". Do Vide Versus

Roteiro de Ação! Grande passo pelas vítimas da violência dos Homens!



O Ministério Público do Estado de São Paulo apresentou à Secretaria Estadual de Segurança Pública a sugestão de implantação de um roteiro que permitirá a atuação integrada das autoridades policiais com a atividade ministerial, a fim de garantir melhor atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar, que procuram as Delegacias de Polícia. A sugestão foi apresentada nesta quinta-feira (17), durante encontros ocorridos entre o procurador-geral de Justiça, Fernando Grella Vieira, o secretário estadual de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, e o delegado geral de Policial, Domingos Paulo Neto, do qual participaram, ainda, o coordenador e o coordenador-adjunto do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais, respectivamente, promotores de Justiça Augusto Eduardo de Souza Rossini e Maximiliano Rosso, e as promotoras de Justiça Criminais Beatriz Augusta Pinheiro e Lílian Cavalcante de Albuquerque, do Núcleo de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.

A proposta nasceu de um roteiro de uniformização concebido pela promotora de Justiça Criminal Beatriz Augusta Pinheiro, visando aprimorar o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, orientando-as de maneira mais ampla sobre as possibilidades que a Lei Maria da Penha oferece para a defesa de seus direitos pessoais e de sua proteção.

A sugestão atende às diretrizes enunciadas pela própria Lei Maria da Penha, que preconiza a integração operacional do Ministério Público, do Poder Judiciário, da Defensoria Pública e das áreas de segurança pública.

O roteiro elaborado elenca todas as possibilidades de auxílio e atendimento às vítimas. Com isso, os agentes públicos envolvidos poderão oferecer um serviço de proteção de maior amplitude, que abrange, por exemplo, a orientação sobre os casos em que necessária a representação da vítima contra o agressor, sobre o prazo legal para essa providência, até o esclarecimento sobre providências cautelares cabíveis na esfera cível. O objetivo é que as vítimas recebam toda a orientação possível para buscar também providências como a separação cautelar de corpos, o acesso ao lar para a retirada de pertences pessoais, a fixação de alimentos provisórios e provisionais, além de outras medidas na esfera cível em decorrência do fato criminal do qual tenham sido vítimas.

Também foi sugerido que seja possibilitado às vítimas de violência o atendimento imediato por peritos médicos para a constatação de eventuais lesões sofridas e colheita de provas materiais necessárias à comprovação dos delitos ligados à agressão de integridade física e crimes sexuais. "Muitas vezes a prova se perde, porque o exame de corpo de delito é marcado para dali a alguns dias e a vítima acaba não comparecendo, por uma série de dificuldades, ou, por demorar a ser atendida, de modo que os sinais da lesão acabam desaparecendo", explica a promotora de Justiça Criminal Lilian de Albuquerque.

Outra sugestão é que a Secretaria de Segurança Pública implemente um serviço de atendimento aos agressores, oferecendo-lhes ajuda de psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais, visando a orientação e reeducação dessas pessoas por meio de programas de recuperação e reeducação, com o objetivo de prevenir novas ocorrências de violência familiar.

As sugestões foram bem recebidas tanto pelo secretário de Segurança Pública quanto pelo delegado geral de Polícia, que deverão ampliar o debate sobre as propostas, inclusive convidando as promotoras de Justiça Criminais Beatriz Augusta Pinheiro e Lilian de Albuquerque para a realização de palestra sobre o tema aos 300 novos delegados de Polícia recém-concursados.
 

sexta-feira, setembro 25, 2009

Na Bahia

PETROBRAS ANUNCIA POSSIBILIDADE DE EXISTIR PETRÓLEO NA CAMADA PRÉ-SAL NA BAHIA


 
 
 
 
 
 
 
Entre as cidades de Ilhéus e Belmonte

A Petrobras anunciou, nesta sexta-feira (25), que está pesquisando a existência de petróleo na camada do pré-sal na Bahia.
Há indícios, mas ainda não foram feitas perfurações necessárias para confirmar a informação.
A nova descoberta está localizada na região entre as cidades de Ilhéus e Belmonte.
Leia mais no Folha Online.
...
 
BAHIA: ESTADO CRIA NOVA SECRETARIA PARA CUIDAR DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Acaba de ser criada na Bahia uma nova Secretaria de estado: Secretaria Extraordinária de Projetos Especiais (Sepes), que visa proporcionar mais agilidade e dinamismo e dar um foco exclusivo às iniciativas estratégicas voltadas para o desenvolvimento sustentável.
A nova pasta também deve dar ênfase toda especial às questões ambientais.
A nova pasta, instituída por decreto simples do governador Jaques Wagner, deverá ser comandada pelo engenheiro baiano Roberto Benjamin, 57 anos, que possui larga experiência nacional e internacional nas áreas naval e portuária.
 
Do Imprensa Livre

Vítimas de Violência Sexual

Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Sexual

A primeira providência do policial, familiar ou qualquer pessoa que tenha contato com a vítima é: encaminhá-la ao hospital ou pronto-socorro, com as mesmas roupas que usava na hora do estupro, sem se lavar, sem tomar banho, para exames e tratamentos que precisam ser imediatos.

Caso troque de roupa, guarde as roupas que estava usando para não limpar as provas, futuramente poderá ser feito exame mo IML.
O serviço médico deve ser procurado o mais rápido possível, pois a prevenção de gravidez e de doenças sexualmente transmissíveis é mais eficaz quanto menor o tempo transcorrido entre a agressão e o atendimento.
O atendimento imediato deve ser realizado por uma equipe multiprofissional que inclui médico, enfermeira, psicóloga e assistente social.
O hospital deve dispor de equipe treinada para fazer o acolhimento da mulher. As consultas devem transcorrer em ambiente adequado onde prevalecem as premissas de uma atitude compreensiva e solidária da equipe de atendimento, evitando-se comportamentos inquisitivos e juízos de valores.
O atendimento imediato consiste em entrevista e exame físico com a enfermagem, consulta médica, anticoncepção de emergência, profilaxia de doenças sexualmente transmitidas, incluindo hepatite B e HIV-AIDS, atendimento psicológico e orientações legais. Todos os medicamentos são fornecidos gratuitamente pelo hospital neste primeiro atendimento.
As observações dos diferentes profissionais são anotadas em uma única ficha clínica, que deve ficar arquivada no serviço. Se for necessário, cópia desta ficha poderá ser disponibilizada para a mulher ou seu representante legal (se menor).
A comunicação do crime é prerrogativa da mulher. É ela quem decide se deve dar queixa à polícia ou não. As mulheres, ou seus representantes legais, devem ser estimuladas a comunicar o acontecido às autoridades policiais e judiciárias, porém a decisão final é delas. O hospital somente comunicará a violência às autoridades nos casos previstos em lei.

Após o atendimento inicial devem ser agendados retornos em ambulatório específico para acompanhamento, durante seis meses, com ginecologista, infectologista, psicóloga, enfermeira e assistente social.
Devem ser realizados exames laboratoriais específicos para doenças de transmissão sexual, hepatite B, hepatite C e AIDS.
Para os casos de gravidez decorrente de estupro a mulher deve ser atendida em primeiro lugar pela assistente social do hospital. Posteriormente, é atendida pela psicóloga, pela enfermagem e pelo médico. Quando a mulher decide continuar com a gravidez, é acompanhada por equipe especializada que, se for o seu desejo, providenciará a doação da criança por ocasião do nascimento.
Se a mulher solicitar a interrupção da gravidez, esta solicitação deve ser discutida em reunião multidisciplinar, com a participação da diretoria clínica e da comissão de ética do hospital. A decisão de interromper a gestação depende de fatores médicos e psicológicos, entre os quais, a idade da gestação. Decisão favorável à interrupção somente será tomada se atendidos todos os requisitos da legislação brasileira.

Adaptado do texto do CAISM e aprovado pelo Dr. Aloisio Jose Bedone
http://www.caism.unicamp.br/programas/prog-violencia.html

Este texto também é baseado em informações do Ministério da Saúde
http://www.portaldeginecologia.com.br/modules.php?name=News&fil...

do Portal da Ginegologia
http://www.portaldeginecologia.com.br/modules.php?name=News&fil...

Projeto Iluminar
http://www.campinas.sp.gov.br/extras/?codModelo=22&busca=Ilumin...
.
Atendimento imediato

A médica sanitarista Verônica Gomes Alencar, coordenadora do Iluminar de Campinas, informa que grande parte das ocorrências deste tipo de violência é registrada à noite e durante os finais de semana e feriados, quando a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) encontra-se fechada.
As pessoas que sofrerem qualquer tipo de violência sexual devem procurar um serviço de saúde antes de 72 horas. Segundo Verônica Alencar quanto mais cedo as vítimas procurarem um atendimento de saúde mais rápido o trauma físico poderá ser diminuído através da prevenção de doenças sexuais e, no caso de mulheres, de uma gravidez por estupro.
"Por isso, é fundamental que os profissionais de saúde estejam preparados para acolher e encaminhar as pessoas para os primeiros cuidados relacionados à saúde física e mental", diz.
Após o atendimento, a vítima é orientada a fazer Boletim de Ocorrência e o caso é notificado aos serviços de saúde.

Ouçam uma entrevista da Drª Verônica Gomes Alencar através do
Windows Média Player
http://www.campinas.sp.gov.br/extras/entrevistas/mp3/2006/janeiro/V...

Esta entrevista fala sobre o atendimento em Campinas, mas a maioria das informações podem ser seguidas em qualquer localidade.

A entrevista é muito instrutiva. Vale a pena ouvir.
.
Onde procurar serviços de atendimento à vítima de violência sexual

Veja o endereço mais próximo da sua casa na página da Secretaria Nacional das Mulheres

http://200.130.7.5/spmu/docs/atendimento_mulher/serv_viol_sexual.pdf
 
 
LEI Nº 12.015, DE 7 DE AGOSTO DE 2009

Um maníaco. Muitas Vítimas. Muitos Culpados

Apartamento de maníaco era um circo de horrores

Mara Cornelsen

O apartamento de luxo (um por andar) do Edifício Rio Sena, no Juvevê, onde foi preso o falso médico Jamhar Amine Domit, era muito mais que fachada para atrair mulheres que seriam mantidas como escravas sexuais. Era um verdadeiro circo dos horrores.

O libanês naturalizado brasileiro, dono de uma pequena fortuna e muitos imóveis, apesar de ter 78 anos, mostrou-se um especialista em crueldade. Cada mulher que aprisionava no imóvel era submetida a humilhações e ameaças, inclusive de morte. Muitas foram agredidas. Outras obrigadas a aberrações sexuais. Há queixas contra ele desde 2000.
No nono andar, o apartamento permanecia trancado por todo o tempo. As vítimas eram atraídas por anúncios em jornal. Quando aprovadas, apresentavam documentos e imediatamente eram impedidas de sair do imóvel.Só então o patrão, que até então se apresentava como médico e oferecia salário de R$ 1.200,00, mostrava sua verdadeira face. Dizia que elas não poderiam desobedecê-lo, teriam direito a cinco pães por semana e água. O restante da alimentação seria o que sobrasse de prato dele. Muitas vezes os restos eram jogado no chão para que elas se alimentassem como animais.

Incomunicáveis

Os relatos das vítimas de Domit são de arrepiar. Ele mantinha os telefones em seu escritório, trancado a chave. Também apreendia o celular da vítima, que sequer podia pedir ajuda pelo interfone, já que o aparelho apenas recebia chamadas.O idoso ainda assegurava que a síndica e o porteiro eram pagos por ele (o que não é verdade). Desta forma não adiantava pedir socorro, porque eles não ajudariam.

Também o quarto delas não tinha fechadura, o que as obrigava a ficar em permanente vigília, para evitar ataques sexuais. Nas raras vezes em que permitia que atendessem o celular, obrigava-as a dizer que estava tudo bem e o patrão era ótimo. Ainda mantinha um circuito interno de TV, em que exibia filmes pornográficos e as obrigava a vê-los.

Tratamento psiquiátrico pra superar trauma

Mara Cornelsen

Uma massoterapeuta, de 55 anos, moradora em Planalto, no interior do Estado, que permaneceu durante 16 dias presa no apartamento (de 14 a 30 de maio) e que atualmente está em tratamento psiquiátrico pelo trauma sofrido, foi quem deflagrou o processo que culminou na prisão de Domit.

Ela foi obrigada a trabalhar das 7h às 2h todos os dias. Ele ainda exigia serviços sexuais e, nessas ocasiões, ela se trancava num pequeno banheiro até Domit desistir. A mulher tentou fugir de várias formas.

Falou com o porteiro, mas não foi atendida. Jogou bilhetes para a rua e até pediu ajuda a pedreiros de uma obra, que não entenderam nada e passaram a xingá-la sempre que aparecia na janela.

No auge do desespero, a empregada desafiou o patrão, dizendo que caso ele não a soltasse, iria se jogar da janela. No dia seguinte, ele a enxotou do apartamento, ofendendo-a e enfatizando que era muito rico, amigo de juízes, desembargadores e autoridades. E ficou com os documentos dela.

Ajuda

A vítima pediu ajuda ao porteiro, que dizendo que era "comum" aquilo acontecer, chamou a polícia. Ela foi levada a um abrigo para mulheres vítimas de violência, próximo à Rodoferroviária, e depois registrou queixa na Delegacia da Mulher.Quando conseguiu voltar para sua cidade, procurou o advogado Patrique Mattos Drey, que fez pesquisas minuciosas dos antecedentes de Domit, anexando-os à representação criminal que entregou na Delegacia da Mulher.Muitas das denúncias apuradas foram feitas no Juizado Especial e estão arquivadas. Não se sabe se o acusado fez acordo com as vítimas ou se elas desistiram das acusações, por medo.
A delegada Sâmia Cristina Coser, que atendeu à denúncia e encaminhou ao Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher um minucioso pedido de prisão temporária, mandado de busca e apreensão e recolhimentos do passaporte do acusado, deve pedir agora a prisão preventiva, já que novas vítimas estão aparecendo.

Mais vítimas

Janaina Monteiro

Quatro mulheres entraram em contato com a delegacia e disseram ter sido vítimas de Domit. Segundo a delegada Sâmia Cristina Coser, uma delas é de Guaraqueçaba e relatou que ficou mantida por 30 dias no apartamento do empresário. "Ela comentou que não denunciou na época, porque ficou com medo", contou a delegada. Outra alegou ter sofrido assédio sexual. As câmeras de segurança do edifício registraram a entrada de 117 candidatas. Aquelas que não agradavam ao idoso eram dispensadas. Uma das vítimas ficou 16 dias presa no apartamento de Domit, onde a polícia apreendeu 12 carteiras de trabalho, além de objetos eróticos. Outra relatou que foi obrigada a fazer sexo oral no ancião.

Autuações
A delegada contou que o empresário se reservou no direito de ficar calado e não respondeu a nenhuma pergunta feita pela polícia. Ele permanece preso no Centro de Triagem II e responderá pelos crimes de cárcere privado, redução a condição análoga à de escravo e estupro.

no Parana On Line

.........

O CRIME MAIOR

Há queixas contra ele desde 2000.

Falou com o porteiro, mas não foi atendida. Jogou bilhetes para a rua e até pediu ajuda a pedreiros de uma obra, que não entenderam nada e passaram a xingá-la sempre que aparecia na janela.

A vítima pediu ajuda ao porteiro, que dizendo que era "comum" aquilo acontecer,

OLHA O NÍVEL DA POLÍTICA BRASILEIRA


Verborréia!

O quadro acima foi produzido pelo G1 e reflete o nível baixo que chegou a política brasileira, carregada de hipocrisia, cinismo, baixarias e desrespeito ao cidadão. Trata-se da disuta verbal entre o governador do Mato Grosso e o ministro do Meio Ambiente.
Do Imprensa Livre

Seria muita petulância minha me meter em assuntos de outro país

 Irã é um país muito importante. "Ele tem muito petróleo e temos de vender muito para eles."
 
Lula

quinta-feira, setembro 24, 2009

Sintomas Dengue,Febre Amarela,Meningite, Gripe Suína,Leptospirose

A Gripe Suína - Os sintomas são muito similares aos de uma gripe comum ou mesmo aos da dengue. O paciente com gripe suína tem febre acima de 39ºC, falta de apetite, dores musculares e tosse. Algumas pessoas com a gripe suína também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta, náusea, vômito e diarreia forte. O período de incubação da gripe --o tempo até que a pessoa desenvolva os sintomas-- é de entre 24 e 48 horas, embora não haja confirmação de um padrão para o atual surto. Por enquanto não tem vacina.

...

A Dengue Clássica - Os sintomas febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas. É uma forma mais leve da doença e semelhante à gripe. Geralmente, inicia de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas.Os sintomas da Dengue Clássica duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição.ATENÇÃO PROBIDO Ácido Acetilsalicílico-Período de incubação 3 a 15 dias geralmente 5 a 6 dias-Período de Transmissibilidade: dias antes dos primeiros sintomas até o 5º dia da doença-Sintomas:- febre, cefaléia- mialgias, astralgias- dor retro orbicular- náuseas, vômitos-erupção cutânea- hemorragia Duração 5 a 7 dias.

Não existe um tratamento específico para o combate ao vírus da dengue. O tratamento visa amenizar os sintomas e as possíveis complicações da doença. Para a dengue clássica, o tratamento é ambulatorial, ou seja, o paciente não precisa ficar internado, mas deve manter acompanhamento médico periódico. As principais recomendações são a ingestão de grandes quantidades de água, para manter a hidratação do corpo, e a utilização de medicamentos para controle da febre e das dores no corpo, de acordo com orientação médica. Nos casos de dengue hemorrágica e síndrome do choque da dengue, o paciente permanece internado, recebe hidratação intravenosa e, se necessário, componentes do sangue, como plasma e plaquetas, para auxiliar na contenção dos sangramentos

...

Dengue Hemorrágica - Os sintomas Os sintomas febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal ,inicialmente se assemelha a Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto de evolução da doença, surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pelo e nos órgãos internos. A Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.A Dengue Hemorrágica é uma doença grave e se caracteriza por alterações da coagulação sanguínea da pessoa infectada.

Na Dengue Hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.ATENÇÃO PROBIDO Ácido Acetilsalicílico.Não existe um tratamento específico para o combate ao vírus da dengue. O tratamento visa amenizar os sintomas e as possíveis complicações da doença. Para a dengue clássica, o tratamento é ambulatorial, ou seja, o paciente não precisa ficar internado, mas deve manter acompanhamento médico periódico. As principais recomendações são a ingestão de grandes quantidades de água, para manter a hidratação do corpo, e a utilização de medicamentos para controle da febre e das dores no corpo, de acordo com orientação médica. Nos casos de dengue hemorrágica e síndrome do choque da dengue, o paciente permanece internado, recebe hidratação intravenosa e, se necessário, componentes do sangue, como plasma e plaquetas, para auxiliar na contenção dos sangramentos
....

FEBRE AMARELA - Os sintomas febre alta, dor, prostração, calafrios e vômito. É parecido com dengue e o exame clínico é suficiente para diagnosticar ,é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, o Aedes Aegipty, A ação da febre amarela é muito rápida. Depois da picada, a doença se manifesta num período de três a seis dias. . A doença não tem cura, tem vacina Período de incubação 3 - 6 dias  Período de Transmissibilidade: pouco antes dos primeiros sinais e sintomas 3 a 4 primeiros dias da doença--Sintomas febre, cefaléia- mialgias, astralgias- náuseas, vômitos- icterícia- hemorragias -Duração:7 a 10 dias

Febre Amarela x Dengue

Saiba mais

 ...

Meningite Meningocócica - Os principais  sintomas são: febre alta que começa abruptamente; dor de cabeça intensa e contínua; vômitos em jato; náuseas; rigidez dos músculos da nuca, ombros e das costas; falta de apetite; dores musculares e agitação física e mental. Podem surgir manchas vermelhas na pele. Em crianças menores de um ano, os sintomas mais comuns são: moleira tensa ou elevada, irritabilidade; inquietação com choro agudo; rigidez cor-poral com ou sem convulsões. Tratamento antibióticos específicos.Existem vacinas para prevenir alguns tipos de meningite.

...

Leptospirose -1os sintomas (incubação) febre, calafrio, conjuntivite, dor nos músculos (mialgia), fotofobia (incômodo na presença da luz), dor de garganta, gânglios no pescoço, estes sintomas vagos permanecem por 3 a 7 dias. Quando parece que está chegando a cura, recrudescem as queixas. A piora é secundária à disseminação da doença, agora com envolvimento de vários órgãos e do sistema vascular. Surgem novos e importantes sintomas icterícia (amarelão) e hemorragia que dão nome à própria bactéria (Leptospira icterohaemorrhagiae), no maior número de casos a doença é autolimitada, persistindo por 1 a 3 semanas. A moléstia pode ser mortal em 5 a 20% dos casos principalmente em idosos. A morte se dá freqüentemente por insuficiência renal. A leptospirose também provoca alterações no volume e na cor da urina, que muitas vezes fica mais escura.